MENU

Varejistas preveem desaceleração nas vendas do Natal em 2011

Varejistas preveem desaceleração nas vendas do Natal em 2011

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 2:11

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ( CNDL ), Roque Pellizzaro Junior, previu nesta quinta-feira (6) desaceleração nas vendas do varejo no Natal de 2011. Em 2010, o crescimento das vendas do varejo no Natal foi de 10,89%. Para 2011, o presidente da CNDL está prevendo uma expansão de 6% a 7% para as vendas natalinas.   "A inflação será preponderante para esta queda. Com a inflação, as pessoas compram um pouco menos, porque estão com seu orçamento reduzido. E o segundo fator é o câmbio. O dólar alto vai fazer com que o ticket médio [valor de cada compra] seja reduzido. O impacto do câmbio [alta do dólar] vai se dar em 30 a 40 dias. Mas todo mundo vai dar presente [no Natal]", avaliou Pellizzaro Junior a jornalistas.

Segundo o presidente da CNDL, a alta do dólar vai alterar as opções de compra dos brasileiros. Ele avaliou que isso será mais visível em alguns produtos, como eletroeletrônicos - que têm um percentual de importados alto e estoques baixos.

"Nos setores de vestuário e calçados, que estão trazendo produtos da China e já fecharam seus pedidos antes do aumento do câmbio, as vendas vão crescer", declarou ele. Os produtos de perfumaria nacionais, segundo ele, também devem registrar crescimento nas vendas do Natal em 2011.          

veja também