Venda de frango à China cresce com retaliação aos EUA

Venda de frango à China cresce com retaliação aos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Beneficiadas por uma dura sanção contra os EUA, as vendas de frango brasileiro para a China cresceram 1.028% no ano passado, segundo números da aduana local divulgados na semana passada. Com o aumento, o país passou a ser o principal fornecedor do produto para o gigante asiático.

Foram exportados do Brasil para a China 285,7 mil toneladas de frango no ano passado, ante 27,8 mil toneladas em 2009. Em valores, as vendas aumentaram de US$ 42,8 milhões para US$ 529,3 milhões.

Segundo Francisco Turra, presidente-executivo da Ubabef (Associação Brasileira de Exportadores de Frango), a China deve ficar entre os cinco maiores importadores de frango brasileiro em 2011. "Se conseguirmos habilitar mais 25 frigoríficos para exportar, podemos dobrar o volume vendido", diz Turra.

O motivo do crescimento foi a imposição pela China de uma sobretaxa contra o frango norte-americano de 31,4%, em fevereiro do ano passado, e de até 105,4%, em setembro, medida em vigor para os próximos cinco anos.

Por Fabiano Maisonnave / Patrícia Campos Mello

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições