Venda de imóveis novos em SP recua 28,3% em abril, diz Secovi

Venda de imóveis novos em SP recua 28,3% em abril, diz Secovi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:39

As vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista, que chegaram a 2.319 em abril, caíram 28,3% sobre o mesmo período de 2010, quando foram comercializadas 3.236 unidades, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pelo sindicato da habitação (Secovi-SP). Já na comparação mensal, com março deste ano, as vendas subiram 48,1%.

De acordo com a Empresa de Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp), em abril deste ano foram lançadas 2.129 unidades na capital, o que indica um recuo de 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e um aumento de 39,2% ante março de 2011. Com a relativa melhora observada em relação ao mês anterior, o índice de Vendas sobre Oferta (VSO) - que mede a relação entre a quantidade de unidades comercializadas e a oferta no mês - passou de 11,5% em março para 16% em abril.

O Secovi-SP reafirmou que já observa sinais do início de uma retomada e lembra que a base de comparação é muito forte. "Mesmo descontados fatores sazonais, não há motivo para preocupação", tranquiliza Celso Petrucci, economista-chefe da entidade. "Historicamente, o segundo semestre representa de 60% a 65% dos lançamentos e vendas no ano. Temos de lembrar que agora trabalhamos sob outras perspectivas", acrescentou.

Três dormitórios

O Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP ressalta que o segmento de três dormitórios assumiu a liderança em termos de participação nas vendas em abril, concentrando 39,4% do total comercializado no mês. Na segunda posição aparece o segmento de dois dormitórios, com 35,2% das vendas.

No conceito de área útil, as unidades com área de até 85 metros quadrados lideraram, concentrando 68,9% do volume comercializado em abril. Petrucci chama a atenção para a diferença de comportamento entre a Grande São Paulo e a capital identificada no levantamento. Enquanto na região metropolitana as vendas superaram os lançamentos, na cidade de São Paulo ocorreu o inverso.

Para os economistas da entidade, os números confirmam que o segmento econômico continuará avançando para municípios vizinhos à capital, onde se concentra esse tipo de demanda. Do total de unidades lançadas na região metropolitana entre janeiro e abril, 74,5% tinham valor médio superior a R$ 170 mil.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições