MENU

Venda de veículos até maio fica praticamente igual à dos cinco primeiros meses de 2008

Venda de veículos até maio fica praticamente igual à dos cinco primeiros meses de 2008

Atualizado: Sexta-feira, 5 Junho de 2009 as 12

O licenciamento de 1,150 milhão de veículos nos primeiros cinco meses deste ano ano mostra vendas quase idênticas às do mesmo período do ano passado - 1,151 milhão de unidades -, com queda de apenas 0,1%. Os dados foram apresentados ontem, 4 de junho, pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, ressaltou que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a melhora no crédito ocorrida a partir de abril possibilitaram o resultado. "Estamos no mesmo ritmo, considerando que 2008 foi o melhor ano da história", avaliou.

Levando em conta apenas maio, os 247 mil veículos vendidos representam crescimento de 5,4% em relação a abril e  de 2,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Schneider acredita que o fim da redução do IPI na venda de veículos novos, previsto para  o próximo dia 30, levará à antecipação das vendas neste mês. Consequentemente, ele estimou que haverá queda no número de unidades comercializadas em julho. "Temos nossas preocupações referentes a isso [fim do IPI reduzido]. E temos que esperar para ver qual vai ser a contundência desse fato a partir de julho e as suas consequências para o nosso mercado e para a produção destinada a esse mercado."

Segundo o presidente da Anfavea, não está havendo negociação com o governo federal para pedir uma prorrogação do benefício fiscal.

veja também