Venda de veículos novos no país bate recorde em maio e no ano

Venda de veículos novos no país bate recorde em maio e no ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde no acumulado do ano, atingindo 1,433 milhão de unidades emplacadas de janeiro a maio, segundo os dados obtidos pela Folha, superando a melhor marca até então, de 2010 (1,317 milhão), com expansão de 8,8%.

Considerando apenas maio, foram licenciados 318,6 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, com o resultado também alcançando um novo patamar para o mês. Essa quantidade é 10,2% superior a abril e 26,9% acima da contabilizada no mesmo período do ano passado.

Os números sinalizam que ainda não houve reflexo das mudanças nas regras para importação feitas pelo governo federal. Desde o dia 10 do mês passado, os automóveis que entram no país têm que pedir uma licença prévia para a liberação de guias, o que, até então, era feito de forma automática.

Em média, os veículos trazidos da Ásia levam cerca de 30 dias para chegar ao Brasil, o dobro do tempo dos carros que vêm da Europa, mas o alvo da medida são aqueles trazidos da vizinha Argentina como uma forma de retaliação. Os importadores já estão reavaliando o planejamento de pedidos para se adequar às medidas de restrição e evitar a falta de produtos no mercado nacional.

Com capacidade para 5.000 carros, o pátio automotivo do Porto do Rio Grande (a 317 km de Porto Alegre) abrigava até ontem à tarde 6.300 veículos. A superintendência do porto diz que a superlotação é reflexo da restrição imposta pelo governo brasileiro.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições