MENU

Vendas de carros puxam alta do comércio em julho

Vendas de carros puxam alta do comércio em julho

Atualizado: Quarta-feira, 4 Agosto de 2010 as 3

As vendas do comércio brasileiro cresceram 0,9% em julho, na comparação com o mês interior, de acordo com indicador da Serasa Experian. Segundo os economistas da entidade, o resultado positivo foi impulsionado pela alta de 5,3% no segmento de veículos. Este setor, que começou o ano em queda devido à retirada da isenção do IPI, passou por outras fases de baixa, como em junho, quando a atividade reduziu 4,1%. Entretanto, as promoções conduzidas pela rede varejista do setor automotivo foram determinantes para seu desempenho favorável durante o mês de julho. Os demais setores varejistas monitorados pelo indicador também evoluíram em julho, apresentando taxas de crescimento de 0,4% (móveis, eletroeletrônicos e informática) a 1,3% (tecidos, vestuário, calçados e acessórios).

Na comparação entre julho de 2010 e o mesmo mês em 2009, houve crescimento de 9,5% no movimento varejista. Ele foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,4%), seguido pelo ramo de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 13,0%) e pelo de veículos, motos e peças (avanço de 12,0%).

Entre janeiro e julho de 2010, as vendas do comércio registraram aumento de 10,5%, liderado pelo segmento de veículos (17,6%), seguido de perto pelo de móveis, eletroeletrônicos e informática (17,2%).

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também