Vendas de casas usadas nos EUA crescem 5% em dezembro

Vendas de casas usadas nos EUA crescem 5% em dezembro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:17

As vendas de casas usadas nos Estados Unidos atingiram em dezembro o maior total em 11 meses e a oferta de propriedades no mercado foi a menor em quase sete anos, indicando uma nascente recuperação no setor imobiliário.


A Associação Nacional de Corretores dos EUA informou nesta sexta-feira (20) que as vendas cresceram 5% em relação ao mês anterior, para uma taxa anualizada de 4,61 milhões de unidades.
O volume de vendas de novembro foi revisado para baixo, de 4,42 milhões para 4,39 milhões.


Em dezembro, as vendas foram 3,6% maiores na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Um total de 4,26 milhões de casas foram vendidas em 2011, um avanço de 1,7% sobre 2010.
"Um setor da economia que tem sido um grande peso sobre o crescimento começou a se estabilizar nos últimos meses e nós continuaremos a procurar impulso em 2012", disse o estrategista de câmbio da Tempus Consulting em Washington John Doyle.


O terceiro mês de alta nas vendas alimenta esperanças de que a recuperação vacilante do mercado imobiliário possa estar começando a tomar forma, mas o progresso será lento devido à quantidade de propriedades não vendidas, que pressionam os preços.


Mas o setor, responsável pela recessão entre 2007 e 2009, continua desafiado pelo excesso de oferta de moradias em meio a uma taxa de desemprego de 8,5%. Além disso, o declínio dos preços deixou muitos norte-americanos com casas que valem menos do que suas hipotecas.


Mas há sinais de melhora: havia 2,38 milhões de casas não vendidas no mercado no mês passado, a menor quantidade desde março de 2005. Isso representou uma oferta de 6,2 meses no ritmo de vendas de dezembro, a menor desde abril de 2006, contra 7,2 meses em novembro.


O estoque de casas não vendidas, porém, tende mesmo a declinar no inverno dos EUA. Uma oferta de seis meses é considerada ideal e qualquer coisa acima disso indica declínios maiores nos preços de casas.


Em dezembro, o preço médio de venda de moradias caiu 2,5% em relação ao ano anterior, para US$ 164.500.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições