Vendas de computadores crescem 13,6% em 2010

Vendas de computadores crescem 13,6% em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

As vendas de computadores pessoais registraram ligeiro avanço no 4º trimestre de 2010, informaram empresas de pesquisas do setor na quarta-feira (12). As vendas foram afetadas pela fraca demanda de consumidores no final do ano e pela concorrência com o iPad, da Apple.

Em 2010, os embarques de PCs aumentaram 13,6%, para US$ 346,2 milhões, segundo o grupo de pesquisa IDC, que estima crescimento inferior à previsão anterior de 10% para este ano. Entre outubro e dezembro, os embarques de PCs cresceram 2,7%, para US$ 92,1 milhões, informou o IDC, que previa aumento de 5,5% para o período. Já a Gartner informou que as vendas no último trimestre do ano passado subiram 3,1%.

"Se olharmos para Europa e Estados Unidos, o mercado não foi bom. Parte disso foi (por causa) dos tablets", disse o analista do IDC Jay Chou. "Netbooks são passado e as pessoas não têm dinheiro para gastar".

Mercado de tablets

O iPad, lançado em abril de 2010, ajudou a impulsionar um novo mercado para os tablets. Novos modelos devem ser lançados este ano, o que consumirá ainda mais a demanda por computadores tradicionais. O IDC não inclui tablets nas estimativas para a indústria, mas afirma que este mercado deve superar 50 milhões de unidades em 2011.

A HP manteve a liderança no ranking de PCs no 4ª trimestre, embora as vendas tenham diminuído acompanhando a queda da participação de mercado da companhia para 19,5%, conforme o IDC. A Dell ficou em 2º lugar, com alta de cerca de 4% nos embarques. Em 3º, a Acer viu as vendas recuarem 15%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições