Vendas mundiais de celulares crescem 35% no terceiro trimestre

Vendas mundiais de celulares crescem 35% no terceiro trimestre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

As vendas mundiais de celulares somaram 477 milhões de unidades entre julho e setembro, superando em 35% o resultado obtido no terceiro trimestre de 2009, informou a consultoria Gartner.

De acordo com o levantamento divulgado hoje, o mercado de smartphones observou um salto de 96% nas vendas em relação ao terceiro trimestre do ano passado e passou a deter 19,3% de participação no setor.

'Este é o terceiro aumento consecutivo de dois dígitos nas vendas ano a ano, indicando que a demanda de consumo está saudável', afirma a vice-presidente do Gartner Carolina Milanesi.

A executiva destaca que Apple e Android, o sistema operacional do Google para dispositivos móveis, conduziram o recorde nas vendas de smartphones no terceiro trimestre. 'A participação da Apple no segmento superou a da Research In Motion (fabricante dos aparelhos BlackBerry) na América do Norte enquanto os volumes do Android cresceram rapidamente, o que o tornou o segundo sistema operacional (mais vendido) mundialmente', disse Milanesi.

As vendas de aparelhos fabricados por empresas terceirizadas (?white box' em inglês) saltaram de 49,9 milhões de unidades ter julho e setembro de 2009 para 137,8 milhões de entre julho e setembro. Neste intervalo, a participação do segmento cresceu de 16,1% para 33%.

No ranking de fabricantes, a Nokia mantém a primeira posição, com 117,4 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre e participação de 28,2% - abaixo dos 36,7% observados um ano antes.

A Samsung, em segundo, vendeu 71,7 milhões de celulares entre julho e setembro e também perdeu participação - de 19,6% no terceiro trimestre de 2009 para 17,2% em igual período deste ano. O mesmo movimento ocorreu com a LG, cuja fatia do mercado caiu de 10,3% para 6,6% om 27,5 milhões de aparelhos comercializados no terceiro trimestre de 2010.

No sentido oposto aos primeiros do ranking, a Apple ganhou participação de mercado. Entre julho e setembro, a empresa vendeu 13,5 milhões de iPhones contando com 3,2% do setor - elevação de 0,9 ponto percentual em um ano. A empresa de Steve Jobs tomou o lugar da RIM, que ficou com 2,9% de participação e vendeu 11,9 milhões de dispositivos no terceiro trimestre.

A Sony ficou com a quinta posição no ranking do Gartner com 2,5% de participação no mercado global. Na sequência estão Motorola (2,1% de participação), HTC (1,6%), ZTE (1,4%) e Huawei Technologies (1,3%).

Para 2010, o Gartner prevê um avanço superior a 30% nas vendas de dispositivos móveis em comparação a 2009.

Na avaliação da consultoria, o impacto dos tablets será testado em 2011. Este ano, a empresa estima que sejam vendidos 54,8 milhões de computadores portáteis nos moldes do iPad, da Apple.

Por: Daniela Braun

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições