Vendas no varejo sobem 1,1% em abril no Reino Unido

Vendas no varejo sobem 1,1% em abril no Reino Unido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

SÃO PAULO - As vendas da indústria de material de construção no País caíram 1,41% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em relação a março, houve queda de 4,14%. Este é o segundo mês consecutivo de retração para o setor no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, após 16 meses seguidos de alta. Em nota, a entidade atribui o declínio à reação do mercado diante das medidas adotadas pelo governo para conter a alta da inflação.

Ao mesmo tempo, o número de empregados na indústria aumentou 3,57% na comparação com abril do ano passado. Ante março, porém, o resultado representa queda de 2,79%.

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o índice aponta para leve acréscimo de 0,96% em relação a igual período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, entretanto, as vendas apresentam alta acumulada de 6,14%. Para Melvyn Fox, presidente da Abramat, isso mostra que o setor continuará crescendo, e acompanhará a tendência da economia brasileira como um todo.

No balanço mensal, é possível constatar também que a performance da indústria de material básico permanece bem inferior à de material de acabamento. No mês passado, o faturamento da indústria de material de base registrou queda de 5,44% em relação a um ano antes, enquanto o de acabamento cresceu 7,08%. Essa diferença, conforme a entidade, deve-se ao avanço das obras iniciadas na retomada do crescimento pós-crise. Frente a março, foi apurada retração nos dois segmentos. Segundo Fox, como o ciclo natural de uma obra pode durar de um ano e meio a dois anos, em média, é provável que se atinja o equilíbrio entre os dois segmentos nos próximos meses.

Apesar da desaceleração informada em abril, a Abramat reafirma a projeção de crescimento de 7% nas vendas de material para este ano, com perspectiva de melhora no cenário principalmente ao longo do segundo semestre.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições