Volume de cheques sem fundos em janeiro é o menor desde 2005

Volume de cheques sem fundos em janeiro é o menor desde 2005

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

O volume de cheques devolvidos foi de 1,70% no Brasil em janeiro, segundo divulgação de indicador da Serasa Experian desta quinta-feira. Esse percentual é o menor para o mês de janeiro desde 2005, quando índice de devoluções registrado foi de 1,53%.

Em dezembro, o índice ficou em 1,72% e em janeiro de 2010, em 1,85%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, essa menor taxa nos últimos seis anos, para o mês de janeiro, é ainda reflexo da evolução favorável do mercado de trabalho durante 2010. Apesar desta queda em janeiro, a atenção agora fica voltada para fevereiro e março, meses em que há maior pressão sobre o orçamento familiar, em razão do pagamento de impostos, como IPVA, IPTU e despesas escolares.

A mudança no hábito de pagamento do consumidor, substituindo o cheque pelo cartão de crédito, pode contribuir para novas quedas na devolução de cheques a partir de abril.

ESTADOS

Em janeiro de 2011, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,38%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual (1,29%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques no primeiro mês do ano, com 3,80%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,39%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições