MENU

Volume financeiro de fusões e aquisições sobe 51,3% no Brasil

Volume financeiro de fusões e aquisições sobe 51,3% no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 9:21

O volume financeiro envolvido em anúncios de fusões e aquisições com empresas brasileiras totalizou quase 44,2 bilhões de dólares entre janeiro e junho, um crescimento de 51,3 por cento em relação à primeira metade de 2009, segundo um levantamento da Thomson Reuters.   No entanto, se consideradas as operações concluídas no semestre, o volume envolvido somou bem menos, 20,1 bilhões de dólares, uma queda de 48,2 por cento, embora o número de transações finalizadas tenha subido para 176, de 154. A quantidade de anúncios de transações nos seis meses até junho subiu para 268, contra 208 um ano antes. O aumento dos anúncios seguiu a tendência de aquecimento no setor de fusões e aquisições observado nos mercados emergentes, responsáveis por 32 por cento do 1,1 trilhão de dólares do volume global de transações no primeiro semestre, uma expansão de 9,4 por cento na comparação anual.

De acordo com o chefe da área de banco de investimentos do BTG Pactual, Guilherme Paes, o ritmo de fusões e aquisições no Brasil foi patrocinado pelo processo de consolidação em setores como os de açúcar e álcool, petróleo e gás e imobiliário.

"Tem empresas desses setores que estão bastante capitalizadas ou que tiveram apoio financeiro de bancos, incluindo o BNDES, o que facilitou esse movimento", disse o executivo à Reuters.

veja também