MENU

Walmart anuncia investimento de R$ 1,2 bi no país para abrir 80 lojas

Walmart anuncia investimento de R$ 1,2 bi no país para abrir 80 lojas

Atualizado: Quarta-feira, 4 Maio de 2011 as 10:23

O Walmart, maior rede varejista do mundo, anunciou nesta terça-feira (3) que planeja investir R$  1,2 bilhão no Brasil ao longo deste ano, destinados prioritariamente à abertura de 80 lojas. O anúncio foi feito pelo presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, após reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em Brasília.

Segundo o executivo, a abertura de tais unidades resultará na criação de 7 mil empregos diretos e outros 20 mil indiretos. O plano de expansão - que contemplará todas as bandeiras da empresa - prevê que a varejista chegue ao final de 2011 com 560 lojas no país.

Em comunicado, o Walmart informou que mais da metade das novas unidades serão voltadas para as classes C, D e E, com as bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado).

Parte dos investimentos serão destinados à reforma de unidades antigas, melhorias no sistema logístico e em tecnologia. O aporte, de acordo com Samaha, será feito por meio de capital próprio.

Questionado sobre possíveis aquisições no Brasil, Samaha afirmou que "o Walmart sempre esteve aberto a avaliar possibilidades", mas que atualmente não há "novidades a agregar"'.

Nove bandeiras no país Entre 2004 e 2005 o grupo adquiriu as bandeiras Bompreço e Sonae.

Nos últimos cinco anos, a companhia inaugurou 177 lojas no Brasil, sendo 45 delas no ano passado, e destinou R$ 6 bilhões às operações no país.

Samaha disse ainda que as medidas macroprudenciais e de contenção ao crédito adotadas pelo governo desde o final de 2010 não afetaram as vendas da varejista no Brasil, nem mesmo nos segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mais dependentes de financiamento.

O Walmart Brasil opera atualmente 483 unidades em 18 estados brasileiros e tem 87 mil funcionários. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras  (Sam’s) e lojas de vizinhança (Todo Dia).

Segundo o grupo, o faturamento da companhia no Brasil em 2010 foi de 22,3 bilhões de reais.

veja também