Zona do euro pode se desmembrar, avalia George Soros

Zona do euro pode se desmembrar, avalia George Soros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A zona do euro corre o risco de se desmembrar se os países que a integram não modificarem a maneira de enfrentar as próximas crises causadas pelas dívidas públicas de seus membros, advertiu nesta segunda-feira o megainvestidor americano George Soros em artigo publicado no jornal britânico "Financial Times".

A crise financeira iniciada em 2008 "mostrou as fraquezas" da construção do euro, afirmou Soros, acrescentando que"'se os países membros não derem os próximos passos, o euro pode cair."

Para Soros, a zona do euro apresenta uma falha fundamental: a ausência de uma política econômica e orçamentária comum, além de um mecanismo institucional que responda às crises, como a possibilidade de emitir "obrigações-euro" - empréstimos lançados em conjunto por seus Estados membros.

"A ajuda de ofício deve bastar para a Grécia, mas deixa de lado Espanha, Itália, Portugal e Irlanda", que "ocupam uma parte grande demais da zona do euro para serem socorridos do mesmo modo", destacou Soros, que alcançou celebridade como financista em 1992 especulando contra a libra esterlina.

A Grécia, que encerrou 2009 com um deficit de 12,7% de seu PIB (Produto Interno Bruto) e uma dívida pública de 113% do PIB, atravessa uma grave crise orçamentária que desestabilizou o euro e os mercados financeiros nas últimas semanas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições