Academia Brasileira de Letras é contra proibição de livro de Lobato nas escolas

Academia Brasileira de Letras é contra proibição de livro de Lobato nas escolas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A Academia Brasileira de Letras (ABL) se posicionou hoje contrária à tentativa de censura ao livro "Caçadas de Pedrinho", do escritor Monteiro Lobato, pedida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por suposto conteúdo racista. Segundo nota divulgada hoje, os acadêmicos apoiaram o ministro da Educação, Fernando Haddad, que rejeitou o veto do CNE que havia determinado a proibição do livro em todo o País.

De acordo com os acadêmicos, que se reuniram em plenário, "cabe aos professores orientar os alunos no desenvolvimento de uma leitura crítica. Um bom leitor sabe que tia Anastácia encarna a divindade criadora dentro do Sítio do Picapau Amarelo. Se há quem se refira a ela como ex-escrava e negra, é porque essa era a cor dela e essa era a realidade dos afro-descendentes no Brasil dessa época", diz o texto. "Não é um insulto, é a triste constatação de uma vergonhosa realidade histórica", segundo a nota.

A ABL sugeriu ainda que em vez de proibir as crianças de saber disso, "seria muito melhor que os responsáveis pela educação estimulassem uma leitura crítica por parte dos alunos".

Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.

Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.

Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.

Torne-se um apoiador
Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições