Alunos de direito da USP protestam por volta de livros e contra reitor

Alunos de direito da USP protestam por volta de livros e contra reitor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) fazem uma manifestação nesta quarta-feira (12) para reivindicar a volta de livros para bibliotecas do prédio histórico da faculdade, no Largo São Francisco, no Centro de São Paulo. Alunos reclamam ainda de possível intervenção do reitor da universidade, e ex-diretor da Faculdade de Direito, João Grandino Rodas, na unidade.

Os alunos querem ainda o cancelamento da obrigação de entrega da tese de conclusão da turma do 5º ano devido à impossibilidade de uso dos livros, segundo o coordenador de comunicação do centro acadêmico XI de Agosto, Thales Coimbra.

Em janeiro, cerca de 180 mil livros foram levados para um prédio anexo, na Rua Senador Feijó, para que salas de aula pudessem ser abertas na faculdade. Segundo os estudantes, o prédio da Senador Feijó tem vazamentos de água que chegaram a atingir cerca de 500 livros guardados em caixas.

No dia 6 de maio, o Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo entrou com pedido de liminar para que a USP transferisse, em até 72 horas, os livros armazenados no prédio anexo para o prédio histórico.

Segundo o estudante e coordenador político e social do centro acadêmico, Guilherme Siqueira de Carvalho, na última sexta-feira (7), na ausência do diretor da faculdade, Antonio Magalhães Gomes Filho, a transferência de livros foi suspensa. ''Foi uma ordem do vice-diretor (Paulo Borba Casella), que é ligado ao reitor'', disse Carvalho. O estudante diz ainda que o reitor ameaça cortar verbas da faculdade.

Arrumados

O diretor da faculdade, Antonio Magalhães Gomes Filho, afirmou ao G1 que cerca de 90 mil livros estão arrumados em locais apropriados no prédio da Rua Senador Feijó. Parte dos outros 90 mil foram transferidos para o prédio histórico e outra parte deve ser transportada no sábado (15).

''Houve um vazamento de água (no prédio da Senador Feijó), mas não atingiu os livros, segundo bibliotecárias que trabalham lá. Até agora não constatamos nada'', disse Gomes Filho.

Segundo o diretor, parte do prédio anexo já passa por reforma. Após os reparos, o prédio deverá abrigar toda a biblioteca da Faculdade de Direito da USP.

Sobre os prazos de entrega das teses, Gomes Filho afirmou que já foram dilatados e que a questão será examinada novamente nesta quinta-feira (13).

O diretor não quis comentar as acusações dos alunos contra o reitor João Grandino Rodas e o vice-diretor Paulo Casella. A reitoria da universidade também não irá comentar o assunto, segundo a assessoria de imprensa.

Procurado por telefone, na faculdade, às 20h, o vice-diretor Paulo Borba Casella não foi encontrado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições