Alunos e professores nas redes sociais: qual é o limite da amizade?

Alunos e professores nas redes sociais: qual é o limite da amizade?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Uma forma de contato que pode extrapolar os limites da sala de aula são as redes sociais. Os alunos podem ser "amigos" dos professores no Orkut e Facebook e podem seguir seus comentários no Twitter, conhecendo muitas vezes um lado mais pessoal do docente.

Segundo Sônia Bertocchi, educadora, que defende o uso pedagógico das redes sociais, "a regra que vale é a do bom senso". "O professor tem que cuidar da reputação como profissional [nas redes sociais]", diz a consultora que tem forte atuação no Twitter.

Sônia dá algumas dicas básicas para chegar a esse equilíbrio: "Se você não expõe seu telefone na rua, você não deve colocá-lo no Facebook. Se você não usa uma roupa mais ousada no serviço, você não vai postar uma foto com uma roupa assim. Essas coisas não se apagam, o que hoje pode ser muito legal, daqui cinco anos pode não ser mais tão legal".

Para a educadora, o professor deve investir em um contato com os alunos pela internet se isso puder contribuir para as aulas. "Se o Twitter dele [do professor] é so para falar que ele acordou, dormiu, foi à praia, não vale adicionar aluno. Mas, se tiver uma intencionalidade pedagógica é muito válido", explicou.

Perfis duplicados

A coordenadora do CNA, Yasmim Salgueiro, 26, afirma que tem muitos alunos no Facebook. "Eles vêm tirar dúvidas, falar de coisas da escola. Mas também gostam de ver se o professor é casado, se ele namora... na minha época de estudante eu não sabia de nada da vida do professor, hoje eles sabem onde eu fui no fim de semana, quem são meus pais, meus amigos", contou Yasmim.

Já Willian D' Andrea, 25, professor de geografia para o ensino médio, evita misturar amigos e alunos nas redes sociais: "Eu separo tendo, por exemplo, dois orkuts - um para vida pessoal, outro para os alunos. Faço o mesmo com MSN e mantenho algumas redes sociais, como o Facebook, apenas para pessoas do meio particular. Faço isso para não misturar e para me proteger também".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições