Após 7 meses, campus Leste da USP reabre

Fonte: Globo.comAtualizado: segunda-feira, 18 de agosto de 2014 às 11:31

pt.wikipedia.orgApós oito meses, o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, vai reabrir, mas os alunos ainda estão na expectativa se as aulas acontecerão normalmente por causa de uma greve de funcionários. A área foi fechada em janeiro por causa da contaminação no solo.
A recepção de calouros deve começar às 9h. De acordo com a administração da universidade, as aulas devem acontecer normalmente porque, entre os 200 funcionários, apenas 15 estão em greve.

Entre as obras realizadas para permitir a reabertura estão a instalação de 23 bombas de ventilação e o isolamento de uma área onde terra contaminada foi depositada.
O campus da USP Leste está fechado desde janeiro. Os quase 5 mil alunos da unidade foram transferidos para prédios de unidade da Fatec e na Unicid durante o primeiro semestre de aulas.

Após um parecer técnico da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) que recomendou a liberação, a Justiça autorizou a reabertura do campus.

Solo Contaminado
A área em que foi erguida a USP Leste funcionava anteriormente como um aterro de lixo orgânico. Com o tempo, o material se decompõe e começa a emitir gás metano, que é tóxico e explosivo. Em 2013, alunos, professores e funcionários chegaram a fazer uma greve contra a contaminação do solo. A paralisação durou 50 dias e foi encerrada no dia 29 de outubro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições