Até o dia 18 de outubro, estão abertas as inscrições para o vestibular unificado 2013 do IFPE

IFPE inscreve para vestibular unificado até o dia 18/10

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Até o dia 18 de outubro, estão abertas as inscrições para o vestibular unificado 2013 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Ao todo, a instituição oferece 6.178 vagas para os interessados, que deverão se inscrever exclusivamente pela Internet.
A taxa de inscrição custa R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos superiores e só pode ser paga no Branco do Brasil. O boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU) será fornecido ao término da inscrição. O prazo para pagamento da taxa é até o dia 19 de outubro. Os estudantes que não tiverem acesso à Internet podem se dirigir a qualquer campi do instituto, onde haverá, além de computadores, profissionais que auxiliarão os candidatos no processo de inscrição.

Os candidatos contemplados com a isenção também devem se inscrever. Não é cobrada taxa de inscrição para quem concorrerá aos cursos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), voltado para os que têm mais de 18 anos que possuem somente o ensino fundamental.

As provas do vestibular 2013 ocorrerão no dia 16 de dezembro. Segundo o IFPE, o resultado deve ser divulgado a partir de 4 de janeiro de 2013.

Distribuição das vagas
Do total das 6.178 vagas, 5.478 são destinadas aos cursos técnicos e outras 700 para os cursos superiores. Entre os cursos técnicos, 3.776 são oferecidas na modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio. Outras 1.702 vagas são para os que desejam concorrer na modalidade integrado, que exige o ensino fundamental completo. Neste caso, o estudante aprovado deve cursar o ensino médio junto com o curso técnico.
Todas as vagas dos cursos superiores da segunda entrada de 2013 são oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

As vagas serão distribuídas nos nove campi do IFPE, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das distribuídas nos polos da EaD, localizados em Caruaru, Dias D'Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) eSurubim.

Cotas e subcotas
Metade de todas as vagas (50%) serão oferecidas aos estudantes que participarem do sistema de cotas, destinado aos estudantes oriundos da rede pública de ensino, seja municipal, estadual ou federal. É necessário ter cursado, pelo menos, os três últimos anos do ensino médio ou fundamental na rede pública. O candidato também deverá assinalar a situação de cotista, no momento da inscrição.
Este ano, uma das novidades é a criação de cotas para os moradores da zona rural. A nova cota beneficiará estudantes de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão. Em 2013, o IFPE, que só aceitava estudantes oriundos das redes municipais e estaduais, passará a aceitar também os da rede federal. Nesse caso, dentro da cota de 50% são reservadas 25% das vagas para os que se enquadram na situação. Essas cotas só são válidas para os cursos de vocação agrícola.

Educação à distância
As vagas ainda incluem os cursos oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD). São 734, no total, sendo 500 para os cursos técnicos subsequentes e outras 234 para os cursos superiores, ambos oferecidos no sistema semipresencial. Os aprovados terão aulas pela internet e também nos polos de EaD pertencentes ao IFPE.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições