Brasil leva 150 atletas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, no Uruguai

Brasil leva 150 atletas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, no Uruguai

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Cerca de 150 jovens atletas brasileiros de 12 a 14 anos estão em Montevidéu, no Uruguai, para participar da 14ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que começam nesta segunda-feira, 1° de dezembro. A equipe do Brasil é formada pelos campeões das Olimpíadas Escolares de 2008, realizada em Poços de Caldas (MG), em setembro.

Os estudantes vão disputar provas de atletismo, basquete, handebol, xadrez e vôlei. Para o presidente da delegação e diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, os jogos escolares internacionais são importantes para a descoberta de novos talentos. ''Esse pessoal é muito novo e já é fruto de um processo seletivo que começou nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Temos aqui atletas de todas as regiões e a maioria deles sai pela primeira vez para participar de um evento internacional”, afirmou.

Em 2007, a competição foi realizada no Chile e o Brasil foi campeão geral dos jogos, com 25 medalhas de ouro, 24 de prata e 13 de bronze. Arantes acredita que os atletas brasileiras vão repetir o bom desempenho em Montevidéu.

O Brasil ainda negocia sediar as próximas edições do evento. O presidente da delegação destaca que o Sul-Americano Escolar também tem a função de incentivar o esporte dentro das escolas.

“Quando a gente olha para o esporte na escola, deve olhar com uma visão dupla. Primeiro, ele democratiza o acesso ao esporte porque faz com que a maior parte das crianças participe de jogos escolares e municipais. E, ao mesmo tempo, a escola permite que os talentos possam se desenvolver e participar de competições cada vez mais representativas”, avalia.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares seguem até 5 de dezembro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições