Busca de bolsas em particulares aumentou em 56%

Busca de bolsas em particulares aumentou em 56%

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

Analisando os dados dos últimos cinco anos do Prouni (Programa Universidade para Todos), criado pelo governo federal, é possível ver que a busca dos estudantes de baixa renda pelas bolsas nas universidades particulares aumentou em 56%, enquanto a procura pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), empresa responsável pelo vestibular da USP, caiu em 21%.

De acordo com o pedagogo da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Munhoz Alavarse, o aumento na procura pelas bolsas do Prouni está relacionado com a crescente demanda de pessoas que buscam por vagas no ensino superior. “O Prouni veio para atender uma pressão social. A criação do programa foi uma jogada ‘interessante’, pois o governo deixa de arrecadar tributos, oferece vagas que já existem, as quais ele também gastaria, e acaba poupando no investimento orçamentário que novas vagas nas universidades públicas significariam.”     “O Prouni tem relação com a chamada ociosidade na educação superior, pois as vagas já existiam nas universidades privadas, porém não havia alunos suficientes ou com requisitos financeiros necessários para preenchê-las. Com o programa do governo, as instituições diminuem as despesas por conta do benefício fiscal e ganham alunos. Do ponto de vista dos estudantes é muito bom, mas no campo de finanças públicas não é a melhor solução”, adverte o educador.

Para possibilitar o ingresso dos alunos de baixa renda nas universidades públicas, Alavarse defende o fim do vestibular e a criação de um sorteio para distribuição de vagas. “Infelizmente a universidade pública não é para o estudante de baixa renda. Há mais de 40 anos lutam por mudanças no ensino básico, porém isso ainda não aconteceu. Por isso sou a favor do sorteio de vagas. Essa seria uma forma de garantir a justiça social. Não é justo que somente uma classe socioeconômica apropriar-se de um bem que é público.”     Auxílio Estudantil A assistência estudantil é um dos temas mais discutidos dentro das instituições públicas. Na USP, o órgão responsável por distribuir e administrar as bolsas oferecidas é a Coseas (Coordenadoria de Assistência Social), criada em 1974.

De acordo com o coordenador do Coseas, Waldyr Antonio Jorge, anualmente são recebidas 1,2 mil solicitações de bolsas, e uma comissão realiza a análise socioeconômica, com bases em dados e entrevistas pessoais. O aluno de baixa renda pode solicitar as bolsas oferecidas pela universidade independente do ano que ingressou.

O Crusp (Conjunto residencial da USP) da capital possui apenas 1,5 mil moradias e neste ano somente 400 vagas foram oferecidas aos alunos necessitados, segundo o coordenador. Dos sete blocos residenciais, dois estão invadidos por estudantes irregulares. “Hoje o principal problema na oferta do auxílio-moradia é o pensamento que alguns estudantes ainda têm. Muitos acham que podem morar aqui dez, 20 anos. Nós estamos tentando mudar essa cultura interna e trabalhando para melhorar. É necessário que as pessoas tenham consciência que elas precisam se formar e disponibilizar as vagas para quem está chegando”, afirma Jorge.

Para aluna de pós-graduação Tatiane Tavares da Silva, 27, morar no Crusp é um facilitador na vida acadêmica. “Fico mais perto dos locais de aula e tenho mais tempo para estudar e descansar. Além de não precisar pagar aluguel, luz e água”, afirma a estudante que vive com mais três universitários.

A pós-graduanda também chama atenção para os conflitos internos. “É difícil lidar com as invasões e as com várias manifestações que ocorrem na USP”, diz Tatiane.

O educador Ocimar defende a expansão da assistência estudantil e afirma que é por meio dela que os estudantes de baixa renda conseguem permanecer nas universidades públicas. “Estou aqui hoje, pois tive esse auxílio”, afirma Alavarse.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições