Candidatos devem intensificar estudos para as provas do Enem

Candidatos devem intensificar estudos para as provas do Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 22 e 23 de outubro, os estudantes que irão participar do exame começam a intensificar as horas de estudos, visandom um bom desempenho e, consequentemente, ser o passaporte de ingresso em uma universidade pública.

O passar dos dias é um fator de estresse para quem ainda tem dúvidas em relação ao que estudar. Leandro Moreira, 17 anos, aluno de um colégio particular no Rio, vem mantendo uma rotina de estudos severa para obter nota alta nas provas. "Como pretendo fazer engenharia, sei que a disputa é maior, preciso me dedicar mais. Como estudo pela manhã, a parte da tarde é toda dedicada ao reforço das matérias que não estou tão seguro, como biologia e redação' revela.

Ajudado pela mãe, Leandro montou um horário de estudo onde há tempo para o futebol e o cinema com os amigos. "De segunda a sexta-feira estudo em média quatro horas. No sábado aproveito a parte da manhã, o domingo, por enquanto, é para descansar" conta.

Dedicação é uma das armas para enfrentar as provas do Enem |Foto: Agência O DiaSegundo Marisa Leite, coordenadora de ensino do Canal dos Concursos, este é o momento ideal para intensificar o estudo, refazendo as últimas provas do Enem."Uma das maiores dificuldades dos candidatos é resolver as provas dentro do tempo pré-determinado. É vital que separe um espaço de tempo para fazer a prova nos mesmo moldes do Enem. Agindo assim, o estudante irá aprender com seus erros" orienta. Existem matérias que o estudante deve se dedicar mais? Marisa Leite lembra que o exame é composto de cinco áreas:

redação, linguagens, matemática, ciências humanas (geografia e história) e ciências da natureza (biologia, física e química). "Como cada uma dessas áreas têm o mesmo peso, matemática e português são matérias primordiais para o Enem". Muitos estudantes gostam de estudar em grupo como forma de trocar conhecimentos. No entanto, esta atitude não é considerada ideal pela especialista. "Somente no caso do grupo servir de alavanca de conhecimento. Não adianta efetuar um estudo com alunos que não irão permitir seu crescimento" afirma.

Para a especioalista, nesta reta final é hora do candidato começar a administrar melhor o seu tempo. " Fazer um planejamento, resolver provas anteriores, revisar pontos teóricos com dificuldade, ter confiança, saber que o esforço terá uma recompensa são imprescindíveis . Recomendo ainda, regular o sono e ter uma alimentação balanceada" finaliza          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições