Cidade paulista vai ganhar campus de universidade pública

Cidade paulista vai ganhar campus de universidade pública

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Protocolo de intenções firmado nesta sexta-feira, 29, prevê a construção de um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na área do Parque da Várzea do Embu-Mirim, em Embu das Artes, município da região metropolitana de São Paulo. Pelo protocolo, caberá à prefeitura construir os prédios do campus e cedê-los, a título de concessão de uso, à Unifesp.

A responsabilidade da universidade será ouvir a comunidade local e criar os cursos. Graduação em teatro, música, cinema, comunicação estão entre os mais prováveis, segundo o reitor Valter Albertoni, que firmou o protocolo com o prefeito Chico Brito.

A celebração do acordo contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. Para ele, a abertura do campus vai ampliar a presença da educação superior pública em São Paulo. Haddad observa que o estado, proporcionalmente à população, é a unidade da Federação que oferece o menor número de vagas públicas na educação superior.

O cálculo inclui as universidades federais de São Carlos e do ABC, além da Unifesp, e as estaduais de Campinas (Unicamp), Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP). O ministro salienta, no entanto, que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é campeão na oferta de bolsas em São Paulo. Do total oferecido no país, 28% é ocupado por estudantes paulistas.

O futuro campus da Unifesp será construído em área destinada a atividades de artes e cultura. Segundo o prefeito, a infraestrutura tem orçamento de R$ 32 milhões. Os recursos serão captados em secretarias do estado e dos municípios vizinhos, que também vão usufruir da infraestrutura a ser montada. A prefeitura já conta com R$ 8 milhões.

Impulso — Transformada em universidade federal em 1994, a Unifesp ganhou impulso a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O projeto de expansão permitiu a criação de unidades de ensino na Baixada Santista, Guarulhos, Diadema e São José dos Campos. O próximo campus será o da Zona Leste, também na cidade de São Paulo, a ser construído com recursos do Reuni.

Por: Rodrigo Dindo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições