Creches "zen" oferecem yoga e merenda vegetariana

Creches "zen" oferecem yoga e merenda vegetariana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Crianças praticam yoga no Lar Ananda Marga, localizado no Jardim Pery Alto, zona norte de São Paulo; quatro creches adotam educação neohumanista

Ouvir crianças cantando “eu sou amor, eu sou o sol, eu sou a flor", enquanto fazem posições de yoga, não é o que se espera ao entrar em uma sala de aula. Pois essa é a rotina de quatro creches públicas de São Paulo, duas situadas na zona norte e duas na zona oeste da cidade.

No Jardim Pery Alto, faz anos que alunos de três e quatro anos meditam, cantam mantras e fazem yoga, no Lar Ananda Marga. A direção da creche chama o modelo de educação de neohumanista.

Cerca de 500 crianças são atendidas nas quatro creches. A última das instituições a ser construída está situada no bairro do Jardim Guarani, na zona norte de São Paulo, e tem como diferencial ser uma escolinha sustentável. Ela foi inaugurada no início deste ano.

Massagem

As crianças menores recebem nas creches a Shantala - uma massagem milenar surgida no sul da Índia, possivelmente em Kerala, e divulgada por um médico francês. A técnica, segundo especialistas, pode ser usada em bebês a partir de um mês de idade.

Saiba como funciona a "Shantala"

Os alunos mais velhos – a partir dos dois anos – praticam yoga duas vezes por semana nas creches, que funcionam em tempo integral. As crianças chegam às 7h e só saem depois das 16h30.

Outras atividades também são orientadas para que as crianças conheçam melhor a si mesmas e as outras, e também respeitem o meio ambiente. O modelo de educação das creches, o neohumanismo, se propõe a desenvolver as habilidades dos estudantes em harmonia com o mundo.

Aulas de expressão corporal, mantras, músicas indianas e historinhas que ensinam valores como ecologia estão dentro do programa com jeito "hippie" das creches.

As escolas são administradas por uma ONG (Organização Não-Governamental), a Amurt Amurtel. Fundada por um professor indiano de meditação e yoga, de nome Prabhat Ranjan Sarkar, a ONG começou como duas instituições separadas, nas décadas de 1960 e 1970, que foram unificadas.

Coordenadora filipina

A coordenadora das creches é a filipina Didi Jaya, voluntária que chegou ao Brasil em 1993, depois de quase 20 anos atuando como educadora na Europa. Ela explica como a yoga ajuda no desenvolvimento dos alunos.

- A yoga têm que ser adaptada para eles [as crianças], então eles cantam músicas com afirmações positivas e reproduzem como podem as posições. Dessa forma eles ficam mais confiantes, pois aprendem a amar a si mesmos e tem noção do próprio corpo. Essa experiência já começa quando eles recebem a shantala.

Alimentação vegetariana

As creches não recebem merenda com carne da prefeitura - a comida é vegetariana. O cardápio inclui feijão com ricota e carne de soja.

Para preparar a alimentação, a ONG contratou uma nutricionista que adapta o cardápio dado pelo poder público a princípios mais naturais. O novo menu é enviado para a Prefeitura de São Paulo junto com um laudo médico.

O documento comprova que a comida não é nociva para crianças de um a três anos. A coordenadora Didi diz que os alimentos sem carne influenciam para melhor o comportamento das crianças.

- A carne em excesso irrita o estômago. Como consequência, as crianças ficam nervosas. Aqui também usamos pouco açúcar, pois deixa as crianças ansiosas e pouco concentradas.

Desafios

A diretora da unidade do Pery Alto, Janice Teresinha Pizarro, afirma que o jeito "hippie" da creche causa estranhamento entre os pais.

- Ás vezes é difícil convencer alguns deles, principalmente os mais religiosos, de que as práticas daqui não dependem de crença. Tudo que fazemos só ajuda os filhos.

Janice garante que a maioria das avaliações dos pais é positiva. Que o diga Juvenal Batista de Matos, pai da menina Agatha, de um ano e meio. Desde que entrou na creche no Jardim Guarani, Agatha está mais sociável e calma, afirma o pai.

- Senti muita melhora. Ela está mais calma, mais inteligente. Antes, ela quase não falava ou interagia com as pessoas. Agora está bem arteira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições