Dilma diz que o Pronatec reformará a educação profissional no Brasil

Dilma diz que o Pronatec reformará a educação profissional no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (24), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Pronatec, que será sancionado nos próximos dias, será a maior reforma da educação profissional já feita no Brasil.

O programa deverá qualificar, segundo a presidente, mais de 8 milhões de trabalhadores e estudantes.

No início do programa, Dilma explicou como irá funcionar o benefício. “O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec, é a maior reforma da educação profissional já feita no Brasil. Serão R$ 24 bilhões em investimentos para oferecer, até 2014, 8 milhões de vagas em curso de formação técnica e profissional, para os estudantes do ensino médio e para os trabalhadores. Vão ser 5,6 milhões de vagas para cursos de curta duração, destinados à qualificação profissional de trabalhadores. E mais 2,4 milhões de vagas para cursos técnicos, voltados para os estudantes do ensino médio, com duração de pelo menos um ano”.

Dilma falou ainda sobre os investimentos em núcleos profissionalizantes. “Estamos construindo 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional, sendo que 35 ficarão prontas este ano. Estamos fazendo parceria com o sistema S – Senai e Senac – que só este ano irá ampliar a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para 630 mil vagas. Além disso, investimos R$ 1,7 bilhão na construção de 176 escolas técnicas estaduais, e também na reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades”.

Segundo a presidente, “o Pronatec também vai financiar cursos técnicos em escolas privadas de educação profissional”. “Além disso, os investimentos das empresas em educação profissional não serão mais tributados”, afirmou.

Dilma explicou também que o Pronatec vai oferecer oportunidades para os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria. “O governo federal reservou 1,1 milhão de vagas para os beneficiários do Brasil sem Miséria. Vamos atuar em parceria com as prefeituras. Neste ano, teremos, para os beneficiários do Brasil sem Miséria, 55 mil vagas nos cursos do Senai, do Senac e nos institutos federais”.

Enem

Ao final do programa, a presidente falou sobre o Enem. “Enem vem se tornando a maior porta de entrada para universidade no Brasil. As notas são o critério utilizado para distribuição, por ano, de 150 mil vagas do ProUni e de outras 150 mil vagas nas universidades federais. São também a porta de entrada para a seleção das bolsas de estudos para os que irão se beneficiar do programa Ciência sem Fronteira. Cem instituições públicas já usam o Enem na seleção de seus estudantes. E esse número tende a crescer a cada ano. A aplicação da prova é um esforço de grandes dimensões que ocorreu este ano em 1.602 cidades de todo o país. E mobilizou 400 mil profissionais, entre professores, policiais, funcionários dos Correios e fiscais. Tudo isso nos ajuda a democratizar o acesso à universidade”.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições