'É preciso conscientizar para que ninguém mais fique calado', diz coordenador

Governo usa cartilha e facebook em ação contra bullying

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quarta-feira (13) uma campanha contra o bullying que vai atingir todas as 5,3 mil escolas estaduais. Entre as ações está a distribuição de 250 mil cartilhas sobre o tema lançada em 2010 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


A campanha inclui também a parceria com a iniciativa “Chega de Bullying”, do Facebook e do canal Cartoon Network, que teve início no ano passado nos Estados Unidos e começa agora no Brasil. Por meio de uma ferramenta vinculada a uma fan page, a rede social oferece a possibilidade de criar grupos para prevenir atos de violência nas escolas e divulgar conteúdos como vídeos, depoimentos e informativos sobre o tema.
O anúncio foi feito na Escola Visconde de Itaúna, no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, com a presença presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Educação Herman Voorwald, do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen, entre outros.


Para marcar o início da ação, que tem como madrinha a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, uma mensagem de conscientização será lida nesta quarta para os 4,3 milhões de alunos das escolas estaduais.



 

O Governo anunciou ainda o lançamento da fan page da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (http://www.facebook.com/EducaSP). Essa é a primeira ferramenta de rede social com cunho pedagógico lançada pela secretaria e visa ampliar a interatividade com os alunos e toda a comunidade escolar.


Felippe Angeli, coordenador do sistema de proteção escolar, afirma que o objetivo da campanha é qualificar o debate sobre o bullying, que muitas vezes que é banalizado. "O bullying é um tipo de violência baseada na intimidação e muitas vezes as vítimas não procuram ajuda. Isso gera um problema de diagnóstico da situação. É preciso conscientizar agressores e agredidos para que ninguém mais fique calado", afirma.


As 250 mil cartilhas serão distribuídas para todos os professores da rede estadual. O material esclarece dúvidas sobre como identificar agressores e vítimas, qual é o comportamento dessas crianças, dá dicas para auxiliar na superação dos problemas, entre outras informações. A cartilha também estará disponível para download no Portal da Secretaria.


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições