A educação a distância e a formação do professor foram discutidas na manhã desta quinta-feira, 17/04, pelas professoras Kátia Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Ivani Pino, da Universidade de Campinas (Unicamp), e Mônica Franco, da Fundação Padre Anchieta. O debate ocorreu durante a Conferência Nacional de Educação Básica, em Brasília.
Elas apresentaram considerações sobre o tema a partir das propostas previstas pelo documento-base da conferência, resultante das contribuições dos debates realizados nas conferências estaduais que antecederam o encontro desta semana. Entre os tópicos apresentados, as professoras defenderam a não-oposição entre a educação presencial e a não-presencial (ou a distância). De acordo com Kátia, o documento-base contrapõe as duas modalidades. Como se não pudesse haver integração entre elas, aponta.
Para Mônica, o professor que está se formando presencialmente para atuar na educação básica precisa se familiarizar com a metodologia da educação a distância, já que é a partir da modalidade não-presencial que esse professor provavelmente se qualificará. A formação inicial deve contemplar experiências de educação a distância, propõe. Ela defende ainda que os cursos discutam as tecnologias de informação e comunicação usadas especialmente na educação a distância. São ferramentas que o professor poderá utilizar com seus alunos, destaca.
Nesse ponto, a professora Ivany acredita que as tecnologias não devem ficar restritas à educação a distância e propõe que sejam usadas tanto nas modalidades presencial quanto não-presencial. É uma linguagem especial para que a educação se repense e se reorgarnize, ressalta. Ela relata, como exemplo, a experiência do laboratório interdisciplinar que coordena na Unicamp. É utilizado na educação presencial, pela graduação, pós-graduação e licenciaturas e também para a formação de professores, conta.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições