MENU

Em visita ao Ceará, Lula volta a defender interiorização da universidade pública

Em visita ao Ceará, Lula volta a defender interiorização da universidade pública

Atualizado: Sexta-feira, 22 Agosto de 2008 as 12

Presente na inauguração do Campus do Cariri, da Universidade Federal do Ceará, na última quarta-feira, 20 de agosto, em Juazeiro do Norte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância da chegada das universidades ao interior dos estados brasileiros.

“A universidade é que tem que ir atrás dos alunos, e não o estudante ter que sair de sua região para ir a outras terras brigar por uma vaga universitária”, disse Lula, em seu discurso.

Em uma cerimônia com três horas de atraso, o presidente pediu um pouco mais de paciência aos ouvintes e falou da importância de sua viagem àquele estado, iniciada pela manhã, com o anúncio oficial de construção de uma refinaria no município de São Gonçalo do Amarante, perto de Fortaleza, e a inauguração, no final da tarde, de uma usina de biodiesel, em Quixadá, no sertão-central do Ceará.

Esses empreendimentos, segundo Lula, ''vão gerar milhares de empregos para os jovens. Principalmente para aqueles que tiverem qualificação profissional; e é para isso que estamos trazendo a universidade pública para o sul do Ceará''. Juazeiro fica a 600 quilômetros da capital, na região do Cariri, próximo da divisa com Pernambuco.

Além da universidade, o presidente citou que outros empreendimentos governamentais naquele estado também vão precisar de mão-de-obra qualificada. Mencionou que ainda este ano quer retornar a Fortaleza para assinar com o governador Cid Gomes o protocolo de lançamento de uma siderúrgica e prometeu empenhar esforços para que a Ferrovia Transnordestina - que vai ligar o Porto de Suape, em Pernambuco, ao Porto de Pecém, no Ceará, passando por Eliseu Martins, no Piauí – seja concluída ainda no seu governo, de modo a garantir mais circulação de riquezas na região.

veja também