Presente na inauguração do Campus do Cariri, da Universidade Federal do Ceará, na última quarta-feira, 20 de agosto, em Juazeiro do Norte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância da chegada das universidades ao interior dos estados brasileiros.
A universidade é que tem que ir atrás dos alunos, e não o estudante ter que sair de sua região para ir a outras terras brigar por uma vaga universitária, disse Lula, em seu discurso.
Em uma cerimônia com três horas de atraso, o presidente pediu um pouco mais de paciência aos ouvintes e falou da importância de sua viagem àquele estado, iniciada pela manhã, com o anúncio oficial de construção de uma refinaria no município de São Gonçalo do Amarante, perto de Fortaleza, e a inauguração, no final da tarde, de uma usina de biodiesel, em Quixadá, no sertão-central do Ceará.
Esses empreendimentos, segundo Lula, ''vão gerar milhares de empregos para os jovens. Principalmente para aqueles que tiverem qualificação profissional; e é para isso que estamos trazendo a universidade pública para o sul do Ceará''. Juazeiro fica a 600 quilômetros da capital, na região do Cariri, próximo da divisa com Pernambuco.
Além da universidade, o presidente citou que outros empreendimentos governamentais naquele estado também vão precisar de mão-de-obra qualificada. Mencionou que ainda este ano quer retornar a Fortaleza para assinar com o governador Cid Gomes o protocolo de lançamento de uma siderúrgica e prometeu empenhar esforços para que a Ferrovia Transnordestina - que vai ligar o Porto de Suape, em Pernambuco, ao Porto de Pecém, no Ceará, passando por Eliseu Martins, no Piauí seja concluída ainda no seu governo, de modo a garantir mais circulação de riquezas na região.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições