Ensino de matemática pode melhorar educação pública, diz Sergio Rezende

Ensino de matemática pode melhorar educação pública, diz Sergio Rezende

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A conscientização dos alunos sobre a importância do estudo das ciências exatas aliada à mobilização de professores, em ambiente escolar motivador, contribui para a melhoria da educação pública no Brasil, afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, nesta segunda-feira (14).

Ele fez a declaração durante o anúncio dos vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em Brasília. O número de inscritos, 19,2 milhões, corresponde a cerca de 10% da população brasileira, segundo o ministro.

''A matemática é básica para todas as matérias, é essencial para as ciências, mas também para áreas não científicas. Essa grande olimpíada traz grandes benefícios e contribui para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro''.

Para a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, a expressiva quantidade de participantes da olimpíada é reflexo da conscientização de alunos e professores quanto à importância da disciplina. Ao lembrar que os alunos participam espontaneamente, a secretária também destacou a quantidade de talentos que podem ser descobertos durante as etapas.

A diretora acadêmica da competição, Suely Druck, também ressaltou a importância da olimpíada como instrumento fundamental para a melhoria do ensino da disciplina nas escolas, ''criando um ambiente saudável e motivador''. Para ela, essa motivação abrange tantos professores, que buscam inovar na forma de ensinar o conteúdo, quanto alunos, que se empenham ''nessa competição saudável''.

Suely lembrou ainda o caráter de inclusão social do campeonato, com a concessão de bolsas de iniciação científica aos alunos vencedores, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, também destacou a grande adesão à olimpíada e sugeriu a inclusão de mais áreas do conhecimento nessa modalidade de competição escolar.

''Poderíamos avançar para outras olimpíadas, já que ela está se mostrando um bom instrumento para mobilizar o ensino público''.

A cerimônia nacional de premiação está prevista para março de 2010. A 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiará 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições