Escola transforma excursões em aulas práticas

Escola transforma excursões em aulas práticas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Cada vez mais, as escolas aguçam e incentivam o conhecimento de seus alunos por meio de atividades diferenciadas. Antes, chamadas de excursões, as viagens eram consideradas atividades de distração e descanso para os estudantes. Hoje, o que se pode notar são aulas dinâmicas que estimulam o aprendizado na prática.

Em viagens de três dias - 29 a 31 de maio - dois grupos distintos de alunos do ensino fundamental da Escola Internacional de Alphaville vão conhecer o Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, e a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

Estas duas atividades ensinam a importância da conservação das riquezas naturais e do meio ambiente, além de apresentar orientações geográficas, geológicas e biológicas para os alunos, feitas pelos professores e guias turísticos das regiões. ''Estas viagens são mais do que diversão, elas desenvolvem o olhar contemplativo para a verdadeira compreensão de momentos históricos e ambientas do Brasil'', declara Lourenço Lentini – professor de geografia e coordenador das atividades externas da Escola Internacional.

Com essa atividade, nomeada de Estudo do Meio e Ecoturismo, a Escola Internacional, por exemplo, consegue incentivar seus alunos, por meio das disciplinas de história, geografia, biologia e cultura internacional, a conhecerem na prática o cotidiano de diversos ambientes e instituições do país.

Os alunos, para cada atividade que se realiza, recebem antecipadamente apostilas de estudos específicas sobre os locais visitados, abordando temas históricos e ambientais para melhores orientações durante a viagem, além de exercícios práticos e de pesquisa indicados no conteúdo, que são feitos no dia das visitas.

Em 2007, os alunos do ensino fundamental e médio exploraram Brasília com visitas ao Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, Catedral de Brasília, além das visitas eco-turísticas a Chapada dos Veadeiros e a Comunidade Kalungas, em Goiás.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições