Escolas-estufa ensinam sobre alimentação e meio ambiente

Escolas-estufa ensinam sobre alimentação e meio ambiente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

Na década de 1980, Lucy Montoro, primeira-dama do então governador de São Paulo, Franco Montoro, implantou no Palácio dos Bandeirantes uma horta com o objetivo de provar a eficácia das hortas comunitárias. Funcionou, pois depois disso a grande São Paulo chegou a ter cerca de 300 plantações deste tipo. A partir desta lembrança, em 2008, o engenheiro agrônomo Silvio Maginelli propôs outro projeto, desta vez à prefeitura paulistana, que pretende ensinar noções de meio ambiente ao mesmo tempo em que propõe uma alimentação saudável.

A auxiliar administrativa Elizete Maria Meira, 42 anos, que tinha as manhãs vagas, decidiu que era hora de voltar aos estudos, mas ao invés de ocupar suas mãos com caneta e papel apostou em plantar e cultivar o solo. "Fiquei curiosa e com vontade de aprender mais sobre o meio ambiente, sobre cultivo e sobre plantação. Fiquei sabendo sobre o curso por uma amiga e juntas começamos a frequentar as aulas", fala. O projeto, gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), permite a capacitação de agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e conceitos de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, e tem o objetivo de possibilitar aos participantes o aumento de renda e a melhora da alimentação, promovendo ainda uma reeducação alimentar.

"É um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, que é a produção de mudas de árvores nativas", explica Fabio Souto, coordenador da Conpares.

Com a meta de implantar uma escola-estufa em cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo, o programa já conseguiu inaugurar sete sedes: Parelheiros, Casa Verde, Vila Prudente, Sé, Mooca, São Miguel e Capela do Socorro. Para este ano, a Conpares tem uma expectativa de mais dez inaugurações. Mesmo ainda longe de alcançar a meta, o projeto já atingiu 510 pessoas somente no ano passado.

"A maioria dos frequentadores do curso são pessoas procurando melhora na qualidade de vida e geração de renda. Tanto jovens quanto idosos participam", diz Souto, salientando que as aulas são gratuitas e que todo material teórico é doado para os estudantes.

Durante três meses, duas vezes por semana Elizete teve aula na sede Vila Prudente. Lá, aprendeu conteúdos como horta, solo, agricultura, introdução à jardinagem, fruticultura, plantas medicinais e aromáticas, minhocário, flores comestíveis e introdução ao empreendedorismo. Segundo ela, o curso melhorou muito sua alimentação, pois ainda aprendeu o valor nutritivo de cada alimento.

Além disso, as aulas despertaram nela a paixão pelo meio ambiente, tanto que decidiu encarar mais três meses das mesmas disciplinas e até pensa em montar um negócio voltado para jardinagem. "Ainda não sei exatamente que tipo de negócio queiro abrir, mas estou avaliando", comenta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições