Estudantes de Aracaju tentam vaga no vestibular da USP

Estudantes de Aracaju tentam vaga no vestibular da USP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Um grupo de estudantes de Aracaju, aprovado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), tenta vaga na Universidade de São Paulo (USP) e faz a segunda prova da segunda fase da Fuvest nesta segunda, no campus Vergueiro da Unip.

A segunda fase começou neste domingo (9) com a prova de português e redação. A prova desta segunda-feira tem 20 questões sobre as disciplinas que constituem o núcleo comum do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês) e traz algumas questões interdisciplinares. Todas as questões têm igual valor.

Natália Prata Fortes, de 19 anos, já tem vaga garantida no curso de direito da UFS, mas quer mesmo estudar na USP. "Estou confiante, mas tem um pouco de medo de matemática", diz. Natália conta com o incentivo da mãe que sai de Aracaju e a acompanha em todos os vestibulares. "Ela me passa uma energia boa e me deixa mais calma."

Beatriz Espírito Santo, de 17 anos, também veio de Aracaju acompanhada pela mãe, a dentista Maria Eulina Espírito Santo, de 51 anos. "Me sinto bem com a companhia dela. Fui bem na prova de português, mas preferi nem olhar as resoluções comentadas. A prova desta segunda me preocupa mais porque entra exatas", afirma a candidata ao curso de direito. Beatriz conta que na primeira fase do vestibular foi seu pai quem a acompanhou nas provas.

Os amigos Carolina Nascimento Santana, de 17 anos, e Lucas Nogueira, de 19 anos, também vieram de Aracaju. "Passamos na Federal de Sergipe, mas a preferência é por estudar em São Paulo", afirma Nogueira, que quer estudar engenharia.

Em Aracaju, segundo os estudantes, as meninas aprovadas no vestibular tem de colar um band-aid perto da sombracelha, já entre os meninos se mantem a tradição de raspar o cabelo.

Mais de 10 mil vagas

O exame irá preencher 10.652 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas no curso de medicina da Santa Casa. Segundo a fundação, foram convocados 38.151 candidatos para essa fase do vestibular. Desse total, 2.385 são treineiros.

Os portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Todas as provas têm duração de quatro horas e o candidato só poderá sair do local de prova a partir das 15h.

Os candidatos fazem as provas em 45 endereços, sendo 22 na região metropolitana de São Paulo, 20 no interior do estado, um em Brasília, um em Belo Horizonte e um em Curitiba. Segundo a Fuvest, como há previsão de chuva para os dias de exame, os estudantes devem procurar formas para se livrarem de possíveis congestionamentos ou interdições de ruas. Não serão admitidos retardatários.

A primeira lista de aprovados será divulgada em 9 de fevereiro para matrícula nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Estão previstas mais quatro chamadas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fuvest.br ou pelo telefone (11) 3093.2300.

Por: Vanessa Fajardo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições