MENU

Estudantes ensinam informática a moradores de assentamento

Estudantes ensinam informática a moradores de assentamento

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 4:57

 Moradores do assentamento Tijunqueiro, situado ao lado do campus Morrinhos do Instituto Federal Goiano, têm conseguido monitorar o orçamento doméstico com ajuda de aulas de informática oferecidas por alunos da instituição. A atividade faz parte da disciplina informática e sociedade, ofertada no quarto período do curso de tecnologia em sistemas para internet.

O curso, ministrado em duas etapas, permitiu o ensinamento de elaboração de planilhas para controle das atividades diárias dos trabalhadores rurais, como a produção de leite e a criação de gado. Em paralelo, foram elaboradas cartilhas para distribuição no município de Morrinhos, com informações sobre segurança na internet, utilização de pendrive, segurança em transações bancárias online, dicas para criação de senhas, guia de usuários para redes sociais e mensagens indesejadas.

A avaliação do projeto por parte dos assentados é positiva. O produtor rural Alceno Delfino de Souza, 71, afirma que as aulas são fundamentais para o trabalhador rural. "Fiz os cursos de informática e incentivei mais pessoas da comunidade a participar. Melhora a autoestima e ajuda no controle das atividades. Isso é inclusão social", acredita.

veja também