"Já virou habitual assalto e violência na USP", diz aluno da FEA

"Já virou habitual assalto e violência na USP", diz aluno da FEA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Pedro Henrique Antelmo, 20, chegou para mais um dia de aula, mas encontrou "a confusão" instalada na entrada da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP (Universidade de São Paulo). Estudantes estavam reunidos em frente à unidade em protesto por causa do assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva na noite de ontem.

"É triste, mas já virou habitual assalto e violência na USP", disse Pedro Henrique, estudante de administração. "Eu estudo de manhã, mas quando tenho aula à noite, sempre vou acomopanhado de outros colegas até o bolsão de estacionamento."

A presidente do centro acadêmico da FEA, Maíra Madrid, confirma a reclamação do estudante: "a gente já tinha reclamado [da falta de segurança]". Entre os pedidos dos alunos está mais iluminação e aumento do efetivo da Guarda Universitária. Sobre aumento da presença da PM (Polícia Militar), a líder estudantil disse que "a gente ainda tem que debater isso". A comunidade da USP tem resitências sobre a atuação da PM no campus.

"Esse medo da polícia é anacrônico, vem da ditadura, mas não tem mais sentido hoje em dia", argumenta Pedro Henrique. "A policia não pode tirar a nossa liberdade, mas ela precisa nos proteger dos assaltantes."

A estudante do primeiro ano de odontologia, Caroline Dias de Oliveira, 20, também estava em frente à FEA com seus colegas de turma. "Viemos protestar contra a falta de segurança. Já aconteceu sequestro relâmpago, assalto, aqui é muito visado: tem banco, pode acontecer com qualquer um", disse a caloura.

Segundo a assessoria de imprensa da FEA, a questão da segurança "sempre preocupou". Por isso, a FEA já possuía planos de instlaar câmeras de segurança e já estudava a instalação de catracas para restringir o acesso à universidade.

Sequestros

Entre o final de março e o começo de abril, houve regsitro de, pelo menos, três casos de sequestro-relâmpago. Na época, a reitoria da USP afirmou que estava trabalhando para melhorar o sistema de segurança no interior do campus, mas não deu detalhes. A Cidade Universitária tem atualmente 95 câmeras de monitoramento e 114 guardas. Além disso, também conta com rondas da Polícia Militar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições