Levantamento da Secretaria de Estado da Educação aponta contraste entre escolas

Estado da Educação aponta contraste entre escolas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Ótica. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) pode ser analisado por várias óticas. Boa parte não muito positiva para a Baixada Santista.

Os números divulgados pela Secretaria de Estado da Educação referem-se a 2011 e no 9º ano do Ensino Fundamental cravam no ranking das 100 melhores avaliadas no Estado duas escolas estaduais da Baixada Santista. Balneário das Palmeiras de Praia Grande, em 15º lugar, e Professor Suetônio Bittencourt Junior, de Santos, em 44º lugar. 


Neste caso, o colégio melhor colocado é do município de Ubirajara, no interior de São Paulo, com índice de 6,27. A escola de Praia Grande teve índice de 4,72 e a santista, de 4,32.

Porém, se a tabela se inverter e a análise for das 100 piores colocadas no Estado, cinco escolas da região passam a figurar no ranking. Quatro delas de Guarujá: Professor Lucas Nogueira Garcez (índice de 1,54), Francisco Paiva de Figueiredo Pastor (1,48); Nossa Senhora dos Navegantes (1,4) e Waldemar da Silva Rigotto (1,17). Completa a lista o Zulmira Campos, de Santos, com 1,41. 

Na Baixada Santista, a média do 9º ano do Ensino Fundamental mostra-se abaixo da média do Estado. O índice da Diretoria de Ensino de Santos (que compreende Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão) é de 2,30. Na Diretoria de Ensino de São Vicente (São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém), o Idesp é de 2,39, contra 2,57 registrado como média no Estado.

5º ano do Ensino Fundamental
No 5º ano do Ensino Fundamental, nenhuma escola da Baixada Santista estampa no quadro das 100 melhores. 

Olhando por outra ótica, seis estão entre as 100 piores. Nossa Senhora dos Navegantes de Guarujá (Idesp de 2,55), Maria Helena Duarte, de Cubatão (2,5), e todas as outras também de Guarujá: Philomena Cardoso de Oliveira (2,42), Luiz Beneditino Ferreira (2,4), Professor Jacinto do Amaral Narducci (1,92) e Waldemar da Silva Rigotto (1,91). 

Apesar de liderar o número de escolas na lista das piores, é de Guarujá a melhor nota da Baixada no 5º ano do Ensino Fundamental. A Escola Professor Walter Scheppis obteve nota 5,69, posicionando-se em 216º lugar. A escola melhor avaliada neste ciclo é de Sorocaba, com Idesp de 9,3.

A Diretoria de São Vicente conseguiu registrar índice de 4,42, acima da média estadual de 4,24. Por outro lado, a Diretoria de Santos teve 3,38 e ficou mais uma vez atrás da média registrada em São Paulo.

O Idesp é um indicador dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual e estabelece metas individuais, levando em consideração as particularidades de cada unidade. Desta forma, é possível perceber que os colégios santistas conseguiram avançar.

Santos
Das quatro unidades com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, três bateram as metas estabelecidas.

“Esses dados específicos (das metas alcançadas no 5º ano) são para se comemorar. Eles mostram que mais tempo na escola está dando resultado e também refletem a capacitação dos professores e um maior envolvimento dos pais nos anos iniciais”, avalia ex-secretária de Educação de Santos e ex-Dirigente regional de Ensino da Baixada, Sylvia Bittencourt.

A Tribuna entou contato com os dirigentes de ensino da região, mas não obteve retorno. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições