MEC divulga resultado do Enem

MEC divulga resultado do Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Depois de uma longa novela envolvendo roubo de prova, adiamento de data, erro em gabarito, anulação de questões, desistência de utilização da nota por várias universidades federais, finalmente os estudantes poderão ter acesso a suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Consulte aqui a nota no Enem 2009

A data de liberação do resultado do Enem estava marcada para o dia 5 de fevereiro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a entrega para esta quinta-feira.

Com o resultado, os estudantes poderão, a partir de sexta-feira, acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite que eles participem do processo seletivo de 49 universidades que elegeram o Enem como fase única de seus vestibulares.

O sistema permite que os candidatos se inscrevam em pelo menos cinco universidades, concorrendo a uma das 47,9 mil vagas oferecidas.

Pelo sistema, o candidato pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem – quem tiver um resultado melhor é selecionado.Na última semana, o MEC liberou as notas do Enem para a Unesp, para que elas sejam utilizadas na contagem de pontos. Veja a lista de universidades que utilizarão a nota do Enem em seus processos seletivos:

Região Norte

1.Universidade Federal do Amazonas (Ufam): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exame também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.

2.Universidade Federal do Acre (Ufac): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.

3.Universidade Federal do Tocantins (UFT): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.

4.Universidade Federal de Rondônia (Unir): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.

Região Nordeste

5.Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

6.Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

7.Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

8.Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

9.Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

10.Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.

11.Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

12.Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

13.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

14.Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

15.Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.

Região Centro-Oeste

16. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes, mas apenas para o vestibular do segundo semestre.

17.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

18.Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.

Região Sudeste

19.Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

20.Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

21.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

22.Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

23.Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor 50% da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

24.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

25.Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.

26.Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

27.Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.

28.Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

29.Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.

30.Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.

31.Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.

32.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

33.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.

34.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.

35.Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Enem substituirá a primeira fase do vestibular.

Região Sul

36.Universidade Federal do Rio Grande (Furg): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

37.Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.

38.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.

39.Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).

40.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.

41.Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

42.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições