MEC diz que quase 100% das vagas oferecidas pelo Sisu foram preenchidas

MEC diz que quase 100% das vagas oferecidas pelo Sisu foram preenchidas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

A secretária de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Maria Paula Dallari Bucci, minimizou nesta sexta-feira os problemas ocorridos na inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e afirmou que quase 100% das vagas foram preenchidas. Segundo a secretária, os problemas de acesso no sistema ocorreram apenas no primeiro dia de inscrições, mas depois foram solucionados.

"A avaliação do Sisu é muito positiva. Os problemas de acesso aconteceram no primeiro dia, depois o sistema foi de sucesso. A gente tem a informação de que todos os alunos que quiseram se inscrever, puderam. Nos últimos dias, as inscrições diminuíram, o que mostra que não houve problema", afirmou.

A secretária disse que o Sisu "veio para ficar", especialmente com a demanda de reitores de instituições de ensino superior interessados em ingressar no programa. "Fomos procurados por reitores que não participaram. Os alunos entenderam e gostaram do sistema, dá transparência no ingresso à universidade. O meu sentimento é que é um sistema que deu muito certo."

Das 47,9 mil vagas disponíveis no Sisu, a secretária disse que 47.680 foram selecionadas. As vagas pendentes, segundo a secretária, foram referentes a ações afirmativas das universidades (cotas) e estarão disponíveis na etapa futura de seleção.

Segundo a secretária, o fluxo de inscrições ocorreu entre o segundo e o quarto dia de inscrições, o que mostra que eventuais problemas causados pelo travamento do sistema foram superados. "No primeiro dia, houve gargalo e um número baixo de inscrições. No segundo dia, ocorreram 19% das inscrições. No terceiro dia, foram 22%, e outras 21% no quarto. No último dia, foram mais 15% das inscrições. Houve de fato número de inscrições pequeno, mas no segundo já tínhamos faixa de 20%", afirmou.

Maria Paula Dallari disse que os alunos selecionados no Sisu devem fazer as matrículas nas próprias instituições de ensino. Se o mesmo aluno for selecionado no Sisu e passar no vestibular para universidades distintas, a secretária disse que as matrículas que não forem efetivadas vão ser novamente disponibilizadas na segunda etapa do Sisu --que vai ocorrer entre os dias 15 e 20 de fevereiro.

"Pode ser que aconteça de se ter coincidência - o mesmo aluno que passou no Sisu, também passou no vestibular. As matrículas que não forem efetivadas, vão abrir vagas que ficarão disponíveis na segunda etapa", disse a secretária.

O Sisu serve para a seleção de estudantes para instituições de ensino público, principalmente federais. Conseguem as vagas os alunos que obtiveram as maiores notas no Enem.

Por: Gabriela Guerreiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições