MENU

MEC premia 39 professores de 18 estados por iniciativas inovadoras

MEC premia 39 professores de 18 estados por iniciativas inovadoras

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 3:42

O Ministério da Educação (MEC) entregou nesta quarta-feira (14), em Brasília, o Prêmio Professor do Brasil, que reconhece inciativas de professores da rede pública que contribuem para a melhora do ensino. Foram premiados 39 profissionais de 18 estados que receberam R$ 5 mil, um troféu e um certificado (confira lista ao lado) . As escolas ganharam um kit multimídia no valor de R$ 2 mil.

Na premiação, o ministro destacou a dificuldade de manter a criatividade ao longo de vários anos de profissão. “Você não consegue reproduzir as mesmas coisas o tempo todo, por mais que tenha sucesso na abordagem e domínio do conteúdo. Você quer fazer diferente porque os alunos nos instigam”, afirmou.

Segundo o ministro, desde a primeira edição do prêmio, em 2005, o ministério tem notado um comprometimento maior das escolas com a inovação. Neste ano, o MEC recebeu 1600 inscrições, número recorde, de acordo com Haddad.

“Embora estejamos longe do nosso ideal é inegável que as escolas se reencontraram com o seu ideal de ensino. A cada ano se nota um compromisso maior, tem mudado o perfil dos dirigentes (prefeitos), de quem pode incentivar”, disse.

Haddad disse acreditar que seu período de oito anos à frente do ministério ficará conhecido “o despertar da educação” e que esta foi “a fase mais gratificante” de sua vida.

“Posso dizer a vocês que foi a fase mais gratificante da minha vida verificar esse despertar dos não educadores, dos que têm outras profissões e atuam em outras aéreas. Vamos, em algum momento num futuro próximo, olhar para esse período e reconhecer nele o despertar”, completou.

Haddad é pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT. Ele disse nesta manhã que deve deixar o MEC “nas próximas semanas” para iniciar a campanha.

veja também