Ministério da Educação prepara cartilha sobre homofobia

Ministério da Educação prepara cartilha sobre homofobia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (13) que foi elaborada uma cartilha para orientar os alunos das escolas públicas sobre o preconceito e a aversão a homossexuais, a homofobia.

Segundo o ministro, por ser "delicado", o tema será tratado com critério. O material já foi elaborado e ainda passará pela avaliação de um comitê de especialistas.

"O MEC tem sido muito criterioso. As obras que são mandadas para as escolas são clássicas ou passam por uma avaliação. O assunto é delicado, se não fosse, não precisaria ser trabalhado nas escolas. Vamos fazer isso da maneira mais respeitosa com a sociedade", disse o ministro.

Haddad informou ainda que na fase de aprovação o material será discutido. "Não é uma questão de tomar partido, mas de cumprir uma obrigação constitucional de informar sobre um direito assegurado", disse.

A necessidade de discutir homofobia nas escolas foi identificada pelo MEC, diante da constatação de que o assunto incita ódio, a violência e a exclusão, e pode até estimular a evasão escolar. Desde 2004, funciona no MEC a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, responsável também por tratar assuntos como a homofobia.

Por: Débora Santos

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições