Olimpíada da Língua Portuguesa faz oficina em Belo Horizonte

Olimpíada da Língua Portuguesa faz oficina em Belo Horizonte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Os estudantes das escolas públicas do ensino fundamental de Minas Gerais, Espírito Santo e do Rio de Janeiro que se destacaram nas primeiras etapas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero poesia, participam deste domingo, 26, a terça-feira, 28, em Belo Horizonte (MG), de oficinas para seleção dos finalistas. Essa equipe de semifinalistas representa parte da região Sudeste.

São 27 alunos de escolas de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e cinco do Espírito Santo. O grupo de 40 estudantes de 4ª e 5ª séries (ensino de oito anos) ou 5º e 6º anos (ensino de nove anos) participa da semifinal junto com seus professores de língua portuguesa. Nas oficinas, eles vão produzir novas poesias e serão avaliados pela comissão julgadora de texto. Dos 40 concorrentes, a comissão vai escolher para a final cinco representantes de Minas Gerais, dois do Espírito Santo e dois do Rio de Janeiro.

As oficinas, que compreendem leitura e escrita, serão no Hotel Ouro Minas, na Avenida Cristiana Machado, 4.001, bairro Ipiranga. A premiação dos 40 semifinalistas será terça-feira, 28, no Teatro Granada. Os estudantes receberão livros de poesia e medalhas de bronze.

As próximas oficinas regionais de poesia serão em Fortaleza, de 29 a 31 de outubro, para os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte; Goiânia, de 3 a 5 de novembro, para alunos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Belém, de 10 a 12 de novembro, para estudantes do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Recife, de 12 a 14 de novembro, para alunos de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe; e em São Paulo para alunos do estado, de 17 a 19 de novembro.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2008 trabalha com o tema O Lugar Onde Vivo, nos gêneros poesia (4ª e 5ª séries ou 5º e 6º anos), memórias (7ª e 8ª séries ou 8º e 9º anos), e artigo de opinião para as 2ª e 3ª séries do ensino médio, exclusivamente para alunos das redes públicas municipais, estaduais e federais. Os finalistas das três categorias se encontrarão em Brasília, em 1º de dezembro, para a premiação dos 15 melhores trabalhos, cinco por gênero.

O concurso é promovido pelo Ministério da Educação em conjunto com a Fundação Itaú Social e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os objetivos são estimular a leitura e resgatar o prazer de escrever.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições