Pais dizem que alunos são obrigados a varrer a escola

Pais dizem que alunos são obrigados a varrer a escola

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Os pais dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro, em Santo Amaro, na zona de sul de São Paulo, perceberam que os filhos demoravam a sair da escola. O motivo: eram obrigados a varrer as salas após as aulas.

A mãe de um dos estudantes da 5ª série diz que o filho chegava em casa tarde e reclamando de problema respiratório - o garoto sofre de rinite alérgica. Questionado, ele contou à mãe que varria a sala. A mãe procurou a diretora para discutir a questão, mas de nada adiantou.

Outra mãe de uma aluna da 5ª série afirma que em todos os turnos do colégio (manhã, tarde e noite) os alunos eram obrigados a levantar as cadeiras e varrer o chão:

''O processo é demorado porque, pelo menos, 50 cadeiras precisam ser levantadas, antes antes de os alunos varrerem a sala''.

As crianças chegaram a fotografar o momento da varrição e entregar as imagens aos pais.

Revoltados, os pais fizeram a denúncia ao Conselho Tutelar de Santo Amaro, que afirma ter chamado os gestores da escola para explicar o caso. A reunião está prevista para a próxima sexta-feira (6). O conselheiro Walter Roberto Logeto explica que já está acompanhando a escola para a situação não se repita:

''Os alunos estão lá para aprender, não para exercer uma função. E colocar as crianças para varrer pode até ser considerada uma situação vexatória''.

Segundo Logeto, as medidas tomadas pelo conselho podem envolver advertência ou até encaminhamento para a diretoria de ensino.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo informa que não permite que tal trabalho seja exigido de seus alunos e que uma apuração preliminar foi aberta para averiguar a denúncia.

A secretaria diz ainda que a Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro conta com quatro funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza da escola.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições