Pesquisa sobre doenças une alunos do Brasil e do exterior

Pesquisa sobre doenças une alunos do Brasil e do exterior

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Estudantes brasileiros e estrangeiros da área da saúde arregaçaram as mangas e participaram juntos de um projeto em Salvador, neste ano, que visou estudar os motivos que levam algumas doenças a persistirem no Brasil.

Tratou-se de mais uma edição de um curso voltado para pós-graduandos, em saúde pública, e que ocorreu pelo terceiro ano consecutivo. Para os que se interessarem, a quarta edição deve vir por aí.   

Estiveram na mira das pesquisas a dengue, que afetou mais de 220 mil pessoas no país nos primeiros meses do ano, leishmaniose; esquistossomose; leptospirose e infecção pelo HIV.

"O curso quis discutir um pouco os fatores determinantes que levam essas doenças a ainda existirem no país", comenta Maria Amélia Veras, professora do departamento de medicina social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Ela também é membro do comitê científico do curso, que acontece em parceria com outras instituições, entre elas, a americana Harvard University. "Se trata de um curso de extensão", diz.

Para Gerrita Figueira, que se especializa em saúde pública, a experiência não serviu só para ampliar seus conhecimentos sobre essas doenças. "É possível fazer contatos com estudantes estrangeiros e professores de Harvard, o que amplia as possibilidades de cursar especializações fora do país", conta. "Há uma troca rica de experiências".

O curso é ministrado em inglês e dura cerca de três semanas. Os participantes assistem a aulas teóricas e participam de práticas.

"Visitamos hospitais em Salvador e no interior da Bahia. O objetivo do grupo de trabalho em que fiquei era identificar fatores que poderiam dificultar o acesso das gestantes ao teste do HIV durante o pré-natal", comenta. As visitas permitiram verificar como os municípios se organizam frente ao tratamento das doenças que foram tema de estudos e como é feito o atendimento à população.

Embora os participantes tenham desenvolvido trabalhos com foco em apenas um dos problemas, comenta a estudante, os alunos assistiram aulas sobre todas as patologias.

Para participar

As chances de que a quarta edição ocorra são grandes, segundo Maria Amélia. Os interessados devem ficar de olho no site da Fiocruz, www.fiocruz.br, outra parceira. O edital que regulamenta o curso deverá sair no segundo semestre.

Entre os colaboradores também estão a Universidade Federal da Bahia e a Universidade de São Paulo. Os professores são das instituições de ensino envolvidas no projeto. Para a seleção dos alunos, há entrevista em inglês e análise do currículo. Mais informações também podem ser verificadas no endereço eletrônico www.drclas.harvard.edu/brazil.

Por: Érica Polo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições