Pré-matrícula das escolas municipais do Rio é prorrogada

Pré-matrícula das escolas municipais do Rio é prorrogada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

O prazo para as inscrições para a pré-matrícula para novos alunos para as escolas municipais do Rio de Janeiro foi prorrogado para até quarta-feira (30). As inscrições só podem ser feitas pela internet, no site da Secretaria Municipal de Educação. E, de acordo com secretaria, já foram realizadas 59.092 inscrições até as 18h de quinta-feira (24).

Para os alunos que já estudam em escolas do município, a renovação da matrícula é automática, a não ser para os estudantes que querem mudar de escola. Para esses alunos, a secretaria oferece também 18 escolas do Ginásio Experimental, em tempo integral, e para a primeira unidade do Ginásio Experimental Olímpico (GEO), voltada para a prática de esportes. Para estas unidades, 1.030 inscrições já foram feitas.

Secretaria oferece acesso gratuito à internet

Quem não tem internet em casa ou no trabalho pode efetuar a pré-matrícula em um dos 42 postos da Prefeitura do Rio com acesso gratuito à web, em todas as regiões da cidade, que conta com uma pessoa para orientar os pais ou responsáveis.

A secretaria também fez um guia que explica como realizar a pré-matrícula. Os locais de acesso gratuito à internet e os guias de matrícula estão disponíveis para consulta no site da secretaria. Pré-matrícula na rede estadual

A pré-matrícula na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro também termina na quarta-feira (30). De acordo com a Secretaria estadual de Educação, cerca de 125 mil alunos já se cadastraram.

Segundo o governo, podem participar candidatos da rede pública (federal, estadual e municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. As inscrições são feitas pela internet, no site www.matriculafacil.rj.gov.br .

No dia 20 de outubro, a Secretaria de Educação deu início ao período de pré-matrícula para o 6º ano do ensino fundamental regular e fase 6 do ensino fundamental da educação de jovens e adultos; 1ª série do ensino médio regular; fase 1 do ensino médio da educação de jovens e adultos; e 1ª série do ensino médio normal (formação de professores em horário integral).

De acordo com a Secretaria, somente podem ser matriculados no ensino fundamental para jovens e adultos os alunos com idade mínima de 15 anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2012, e no ensino médio para jovens e adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2012.

Inscrição

No ato da inscrição da pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações: nome completo do candidato; data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade do candidato, se possuir, órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável legal; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento: data de nascimento, livro, folha, termo, registro, município onde foi lavrada e a unidade federativa do cartório; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; escolher o (s) turno (s) em que deseja ser matriculado.

Resultado será divulgado na internet

A partir do dia 20 de dezembro de 2011, o resultado da pré-matrícula será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br e por e-mail, caso tenha sido cadastrado no momento da inscrição.

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011.

A alocação, para a qual o aluno deverá se destinar para realizar a matrícula, será confirmada através do site de cadastro, e-mail e mensagem de celular.

Calendário

20/10/2011 a 30/11/2011 - pré-matrícula;

20/12/2011 - relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na internet, e nas unidades escolares da rede;

20/12/2011 - divulgação da alocação via e-mail válido;

03/01/2012 a 13/01/2012 - confirmação da reserva de vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio e matrícula para as demais séries.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições