Professores abordam questões sobre pré-condições e métodos para o ensino na Bienal

Professores abordam questões sobre pré-condições e métodos para o ensino na Bienal

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Shoko Kimura, que atualmente leciona Geografia em universidades e acumula experiência de décadas no ensino público, abordou o tema ''Como ensinar Geografia hoje'', nessa segunda-feira, dia 18.

Ela disse que, em decorrência das mudanças ocasionadas pela vida moderna, a função docente também mudou. Assim, o professor que inicialmente aprendeu uma ciência acaba desempenhando outras funções em sala de aula.

''Nas escolas, creches e no fundamental ensinamos também cuidados pessoais, sociabilidade e cidadania'', diz Kimura.

Outra questão abordada por ela são as pré-condições oferecidas pelas escolas. ''O professor do sistema de ensino público dificilmente tem uma máquina de xerox, um Data-Show entre outros materiais essenciais para as aulas'', comenta a professora.

Já Ana Fani Carlos, professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, falou sobre as dificuldades de se ensinar geografia na prática.

''Na capitalismo a natureza foi transformada em recurso natural, sendo assim, virou um produto, assim como as coisas que se tornam raridade. Qual é a finalidade do turismo ecológico além de se vender um espaço para passeio?'', questiona.

Ana Fani acredita que a humanidade está vivendo um momento em que a condição de cidadania está atrelada ao consumo. ''Paramos na banca de jornal e lá encontramos revistas que nos dizem como viver, o que comer e até como fazer sexo. Estamos vivendo em função das mercadorias, quando a situação deveria ser o contrário''.

E, para fechar a programação de segunda-feira, Gabriel Chalita abordou questões acerca do tema ''Bullying: Como proteger nossos alunos''.

Ele chamou a atenção dos presentes para as conseqüências do Bullying, um problema crescente no mundo inteiro, oriundo da falta de amizade entre pessoas, em especial crianças em fase escolar.

O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente e são adotadas por um ou mais estudantes contra outros, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

O termo foi criado nos Estados Unidos em razão do assassinato de dezenas de alunos por um estudante, que, depois de atirar em seus amigos, cometeu suicídio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições