Professores condenam modelos punitivos usados para avaliação da categoria

Professores condenam modelos punitivos usados para avaliação da categoria

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Delegados que participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 17/04, do Colóquio sobre Avaliação de Professores como Instrumento de Valorização Profissional, na 1ª Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb), condenaram o modelo punitivo atualmente usado em boa parte do país para avaliar a categoria.

A presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped), Márcia Aguiar, disse que os professores não têm medo de ser avaliados, mas questionou os princípios e instrumentos adotados. “A avaliação não pode ficar centralizada no docente, ela também tem que considerar outros elementos. Se ela é institucional, precisa envolver os gestores, em nível de municípios, estado e ministério.”

A professora Isabel Lelis, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), também expositora do colóquio, classificou de punitivos os modelos vigentes. “A avaliação não pode levar alguns eleitos a receberam abonos por bom desempenho, ela precisa ser repensada a partir das condições que estão sendo oferecidas ao professor para ele trabalhar”, afirmou.

De acordo com Márcia Aguiar, apenas alguns estados e municípios adotam processos avaliativos que levam em consideração os diversos fatores que incidem na prática pedagógica. “Acho que caberia ao próprio MEC [Ministério da Educação mapear esses tipos de experiência que estão sendo construídas localmente”, sugeriu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições