ProUni vai bater meta de 720 mil bolsas até o final de 2010, diz Haddad

ProUni vai bater meta de 720 mil bolsas até o final de 2010, diz Haddad

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, dia 5, que o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai atingir a meta de 720 mil bolsas até o final de 2010. A meta foi estabelecida em 2004, quando o programa foi criado. Segundo o ministro, até o momento 698 mil estudantes já foram beneficiados.

"O programa já fechou 698 mil beneficiários e vamos superar a meta de 2004 para 2010. No discurso oficial a meta era atingir 720 mil bolsistas. Certamente vamos conseguir superar 22 mil bolsas no segundo semestre de 2010", disse Haddad.

O ministro participou nesta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de uma cerimônia de despedida de dez estudantes selecionados pelo ProUni para estudar na Universidade de Salamanca, na Espanha.

'Cisma'

Durante a cerimônia, Lula defendeu o ProUni e disse que apesar de o programa ter beneficiado 698 mil estudantes de baixa renda, ainda há quem se oponha a ele. "Tem gente que ainda não gosta do ProUni, tem cisma com o ProUni", disse.

O presidente lembrou que quando foi lançado, em 2004, os críticos alegavam que o programa 'nivelaria por baixo' as universidades, o que, segundo Lula, não ocorreu. "Quando o ProUni foi lançado, havia muita gente que não acreditava que fosse dar certo, que achava que fosse nivelar a educação por baixo".

Em discurso para os dez selecionados do ProUni para o programa de bolsa na Espanha, o presidente pediu empenho dos estudantes. "Em todo evento com os jovens digo que o patrimônio mais extraordinário que um pai pode deixar para o filho é a formação que ele pode proporcionar. É por isso que vocês têm que aproveitar [a oportunidade]", afirmou.

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de baixa renda.

Espanha

Filho de um porteiro aposentado e de uma empregada doméstica, Rubens Williams dos Santos, de 17 anos, disse ter demorado a acreditar que iria morar no exterior. Depois de receber a notícia de que havia sido selecionado para estudar na Espanha pelo Prouni, ele conversou com a família durante uma semana e aceitou o convite. A viagem a Europa será a primeira dele para fora do Brasil.

Rubens tirou uma das maiores notas na seleção do Prouni e vai cursar engenharia química em Salamanca. "No começo ficamos meio assustados, mas agora, depois de uma semana de aulas de espanhol, estamos mais tranquilos e preparados", disse.

A parceria entre o governo brasileiro e a universidade de Salamanca foi oficializada em 26 de janeiro. O objetivo é oferecer 40 bolsas de estudos na universidade espanhola. Os 10 estudantes são os primeiros selecionados e receberão um auxílio de R$ 11,8 mil pago pelo banco Santander para alimentação, moradia e deslocamento ao Brasil uma vez por ano.

Por: Nathalia Passarinho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições