Próximo encontro de reitores será realizado no Brasil em 2015

Próximo encontro de reitores será realizado no Brasil em 2015

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O 3º Encontro de Reitores Universia ocorrerá no Brasil em 2015, anunciou o presidente do banco Santander, Emilio Botín, no fechamento do 2º encontro, em Guadalajara, no México, nesta terça-feira (1º). A cidade onde ocorrerá o evento ainda será definida.

O banco promete dobrar os investimentos anuais em universidades do país até 2015. Neste ano, o valor foi de R$ 40 milhões. “Esse valor é apenas para as universidades. Além disso, temos programas voltados ao primeiro emprego e empreendedorismo dos estudantes”, disse o diretor geral do banco e diretor da divisão Santander Universidades, José Antonio Villasante Cerro. Na segunda-feira, Botín afirmou que o banco irá investir 600 milhões de euros até 2015 na educação superior em todo o mundo.

Alguns dos programas oferecidos pelo banco são oportunidades de viagens de estudantes brasileiros à China, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha para intercâmbio em universidades.

''Entre julho e agosto, mandaremos jovens brasileiros à Espanha, para um curso de imersão, e à China, para estudos em biotecnologia e mudanças climáticas'', disse Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidadades no Brasil.

Com cerca de mil representantes de universidades da região ibero-americana e de outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e China, o encontro de Guadalajara teve a assinatura de um acordo com cinco propostas principais para as instituições de ensino superior da região.

A primeira delas é a da universidade comprometida com a coesão e a inclusão social, com a diversidade, com a promoção do desenvolvimento econômico e social, entre outros. O segundo ponto da declaração é o da universidade sem fronteiras, preocupada em promover a mobilidade estudantil e a internacionalização.

Outra proposta é da universidade formadora, com qualidade docente e com renovação do ensino. O quarto ponto é o da universidade criativa e inovadora, que busca a pesquisa e a transferência de conhecimento. O último é o da universidade eficiente, que busca recursos, é organizada e funcional.

''Criaremos um observatório para acompanhar o andamento das propostas'', disse o reitor da Universidade de Cantabria (Espanha) e presidente da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas, Federico Gutierrez-Solana.

Presente no evento de encerramento do encontro, o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, afirmou que o desenvolvimento dos países da região só ocorrerá se houver o desenvolvimento do conhecimento. ''A universidade precisa seguir transmitindo valores éticos para o crescimento de uma sociedade mais honesta, de empresas mais responsáveis, com governança social e por uma globalização humanizada'', disse.

O 2º Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, teve a participação de 1.009 universidades da região ibero-americana e 44 reitores de outros países.

Por Fernanda Nogueira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições