Psicóloga dá dicas sobre como conciliar estudo e trabalho

Psicóloga dá dicas sobre como conciliar estudo e trabalho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Para conseguir uma carreira de sucesso é preciso estar sempre atualizado. A grande dificuldade enfrentada por quem trabalha, estuda e ainda precisar dedicar atenção à família,  é conciliar essas esferas, indispensáveis para a formação do profissional. A psicóloga Michelle Diniz falou sobre o assunto durante o Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (4).

Micael Pimentel de 41 anos é auxiliar administrativo durante o dia e à noite, estudante universitário. Com o estímulo da esposa, depois de 18 anos longe das salas de aula, ele resolveu voltar a estudar.

“Meus horários são muito apertados e eu procuro otimizar o tempo o máximo possível com minha família. Muitas vezes eu chego em casa à noite e ainda vou estudar um pouco, porque durante o dia, por ser corrido, eu não consigo. Ainda tenho que realizar os afazeres de casa. As filhas e a esposa requerem atenção”, conta Micael.

De acordo com a psicóloga Michelle Diniz, o trabalho é uma parte importante na vida de qualquer pessoa, mas é preciso balancear. “A gente tem que entender que é preciso estar equilibrado. Não se pode criar necessidades supérfluas demais, para que sobre tempo para coisas mais importantes”, explica.

A sobrecarga de atividades pode prejudicar o corpo, segundo a psicóloga. “Quando a gente faz muitas atividades, geramos muita adrenalina, endurecendo regiões do nosso corpo que provocam tensão, aperto na respiração e gastrite nervosa”.

A especialista deixa a dica: “É importante que possamos ter uma atividade física, alimentação correta e tempo para estar com a família. Isso deve acontecer com frequência, pois as atividades precisam fazer parte do cotidiano”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições