MENU

Reitores devem pedir a Lula maior autonomia e recursos a hospitais

Reitores devem pedir a Lula maior autonomia e recursos a hospitais

Atualizado: Terça-feira, 19 Maio de 2009 as 12

Os reitores das 55 universidades federais devem pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião no próximo dia 28 de maio, mais recursos aos hospitais universitários. O encontro, que também contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, deve tratar ainda do aprofundamento da autonomia nas universidades, segundo informou o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Brasil.

Os reitores se reuniram nesta segunda-feira, 18 de maio, com o ministro para discutir a pauta da reunião com o presidente Lula. De acordo com Edward Brasil, a situação dos hospitais universitários hoje é "muito fragilizada, com financiamento aquém do que os hospitais produzem".

Além da necessidade de mais recursos, ele aponta que há deficiência de vagas para técnicos. O MEC afirma que encaminhará à Presidência da República um diagnóstico da situação dos hospitais, a fim de reestruturá-los.

Também deve ser tratadas questões referentes à autonomia universitária. Edward Brasil afirma que deve ser discutido o aproveitamento de créditos do orçamento das universidades de um ano para outro, entre outros pontos.

Os reitores também querem a criação de bancos de técnicos administrativos equivalentes, o que permitiria a abertura de concursos por ocasião de aposentadorias, demissões e exonerações. Atualmente, para contratação, as instituições têm de pedir autorização ao Ministério do Planejamento.

Na reunião, também deve ser pedido ao governo mais equipamentos e recursos para pesquisas em programas de pós-graduação.

veja também