Reitores devem pedir a Lula maior autonomia e recursos a hospitais

Reitores devem pedir a Lula maior autonomia e recursos a hospitais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Os reitores das 55 universidades federais devem pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião no próximo dia 28 de maio, mais recursos aos hospitais universitários. O encontro, que também contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, deve tratar ainda do aprofundamento da autonomia nas universidades, segundo informou o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Brasil.

Os reitores se reuniram nesta segunda-feira, 18 de maio, com o ministro para discutir a pauta da reunião com o presidente Lula. De acordo com Edward Brasil, a situação dos hospitais universitários hoje é "muito fragilizada, com financiamento aquém do que os hospitais produzem".

Além da necessidade de mais recursos, ele aponta que há deficiência de vagas para técnicos. O MEC afirma que encaminhará à Presidência da República um diagnóstico da situação dos hospitais, a fim de reestruturá-los.

Também deve ser tratadas questões referentes à autonomia universitária. Edward Brasil afirma que deve ser discutido o aproveitamento de créditos do orçamento das universidades de um ano para outro, entre outros pontos.

Os reitores também querem a criação de bancos de técnicos administrativos equivalentes, o que permitiria a abertura de concursos por ocasião de aposentadorias, demissões e exonerações. Atualmente, para contratação, as instituições têm de pedir autorização ao Ministério do Planejamento.

Na reunião, também deve ser pedido ao governo mais equipamentos e recursos para pesquisas em programas de pós-graduação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições