São Carlos é a 1ª em nº de doutores por habitante na América Latina

São Carlos é a 1ª em nº de doutores por habitante na América

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

São Carlos (SP) é a primeira cidade da América do Sul em números de doutores por habitante, de acordo com um levantamento feito desde 2006 pelo assessor estatístico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Jorge Oishi.


Os dados fazem com que o município se consolide como a capital da tecnologia, título conferido pela presidente Dilma Roussef em outubro do ano passado. Ao todo, são 1,7 mil doutores em um município de 230 mil moradores, o que representa um doutor para cada 135 habitantes. No Brasil, a relação é de um doutor para cada 5.423 habitantes “Pelas minhas pesquisas o número de doutores tem crescido mais que o número de habitantes”, disse Oishi.


O trabalho que o professor Elson Longo desenvolve colabora para visibilidade de São Carlos. Ele lidera nove grupos de pesquisa de três das principais universidades paulistas e é o coordenador de um dos 10 centros de estudos de excelência do Estado de São Paulo. Tudo começou depois que chegou de São Paulo para fazer o mestrado na cidade. “Todo pesquisador busca encontrar novos conhecimentos e isso só existe se a gente tem uma estrutura muito boa de pesquisa”, explicou.


A pesquisadora sãocarlense Francine Picon fez química, mestrado, doutorado e agora trabalha em uma empresa de cosméticos. Ela ainda continua com as pesquisas na universidade. “Como eu sou sãocarlense, eu já tinha informações que as universidades daqui tinha os melhores cursos na área que eu me formei, então eu já quis ficar por aqui mesmo”, destacou.


Muitos pesquisadores escolhem outros caminhos, deixando os corredores das universidades e apostando no próprio negócio. O resultado é o alto número de patentes.


De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), enquanto a média brasileira é de praticamente três patentes para cada 100 mil habitantes, em São Carlos são 15 pra cada 100 mil habitantes.


O empresário Marcelo Del Guerra abriu a empresa há três anos, depois de concluir o doutorado. Ele fabrica bases para o implante de próteses e agora se esforça para conseguir a primeira patente. “É um material que consiga ser facilmente trabalhado e com uma estética superior aos que existem no mercado. Temos duas ótimas universidades. A gente vai à sala e conversa diretamente com os professores, que têm conhecimentos muito importantes para a gente”, disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições